Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM UM CURSO TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga as percepções dos estudantes indígenas do Curso Técnico em Desenvolvimento Comunitário do IFAM – Campus Tefé sobre o impacto das tecnologias digitais em seus territórios. A pesquisa, de abordagem qualitativa-exploratória, utilizou atividades interativas e questionários para compreender de que forma as tecnologias influenciam a comunicação, a cultura e a organização comunitária. Os resultados indicam que os estudantes reconhecem as tecnologias digitais como ferramentas essenciais para inovação, comunicação e acesso à informação. No entanto, também destacam desafios relacionados à preservação cultural, à autonomia das comunidades e à necessidade de um uso crítico dessas tecnologias. A experiência relatada evidencia a importância da extensão universitária na promoção de um diálogo intercultural, permitindo que as tecnologias sejam apropriadas de forma crítica e alinhadas às necessidades e valores das comunidades indígenas. A metodologia adotada envolveu três etapas principais: identificação das percepções iniciais dos estudantes, construção de representações imagéticas sobre as tecnologias e introdução a conceitos teóricos da informática básica. As atividades proporcionaram reflexões sobre como as tecnologias digitais podem fortalecer identidades culturais, impulsionar o desenvolvimento sustentável e ampliar a participação política e social das comunidades. Os resultados apontam para um olhar atento sobre a inserção das tecnologias digitais em contextos indígenas, de modo a garantir que sua adoção não comprometa os modos de vida tradicionais, mas sim contribua para o fortalecimento das culturas locais. Conclui-se que a formação de lideranças comunitárias, aliada a ações de ensino e extensão, pode desempenhar um papel fundamental para garantir que o uso dessas tecnologias ocorra de maneira emancipatória e sustentável.

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