Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DAS ELABORAÇÕES DE LURIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo objetiva sistematizar os estudos afetos à contribuição da Teoria Histórico-Cultural para o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. Para esta elaboração, com delineamento bibliográfico, consideramos as pesquisas advindas das obras “Pensamento e Linguagem” (Luria, 2001), “O desenvolvimento do psiquismo”(Leontiev, 2004), “A relação entre texto e contexto na obra de Luria” (Tuleski, 2011) e “O desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar” (Martins, 2013), por apresentarem subsídios teórico-metodológicos para refletimos acerca da temática. Buscamos estudar o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil e como o professor pode proporcionar experiências e vivência para tal finalidade. As pesquisas de Luria (2001) sobre o desenvolvimento da percepção dos hábitos culturais e da linguagem na criança contribuem significativamente para esta discussão. O referido autor analisa o papel da linguagem nos processos psíquicos complexos, não como resultados apenas biológicos, mas como resultados das formas sociais de atividade humana. Para além da função cognoscitiva da palavra e sua função como instrumento de comunicação, há sua função reguladora, isto é, a palavra não é somente um instrumento de reflexo da realidade, é o meio de regulação da conduta. Acreditamos que essas reflexões são essenciais para a formação dos professores inicial ou contínua, em favor de uma educação humanizadora.

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