ABRIL INDÍGENA NO IFRN-MOSSORÓ: SABERES, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO ÉTNICO - RACIAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
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A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter explicativo, investiga a relevância do evento na construção de saberes, no fortalecimento das identidades e na valorização das resistências dos povos indígenas dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O evento Abril Indígena é tratado como um espaço formativo e político, essencial para a visibilização das lutas e conquistas dos povos originários. Além disso, busca promover a efetiva implementação da Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatória a inclusão do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos das instituições educacionais de todo o Brasil. A edição de 2024 do Abril Indígena ocorreu entre os dias 04 e 30 de abril e contou com uma programação diversificada, que incluiu palestras, mesas-redondas e oficinas culturais, coordenadas por lideranças indígenas, pesquisadores e especialistas. Um dos momentos centrais foi uma roda de conversa com o cacique Luiz Katu, que discutiu questões fundamentais relacionadas à identidade, território e os impactos negativos do marco temporal, além de ressaltar a importância do protagonismo indígena nos espaços educacionais. O evento se consolidou como uma prática educativa que amplia a consciência crítica dos participantes sobre os direitos dos povos indígenas, reforçando, assim, os princípios da interculturalidade e da justiça social na formação dos estudantes. Dessa forma, o Abril Indígena reafirma o papel da escola como um espaço de resistência, memória, transformação social e construção de uma sociedade mais justa e igualitária." 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