Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE E O ENSINO INCLUSIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelece que a matrícula de pessoas com deficiência (PcD) é obrigatória nas escolas regulares. Segundo o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2023, houve um aumento expressivo no número de PcDs matriculados na rede pública estadual e municipal do estado do Rio Grande do Norte (RN). Esses dados revelam a necessidade de processos formativos, ainda durante as licenciaturas, em especial nas áreas de Ciências Exatas (CIEX), direcionados ao contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O ensino na área de CIEX perpassa por processos lógicos e abstratos, teóricos e experimentais, necessários à formação do indivíduo para atuar na sociedade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender em que medida as diretrizes curriculares das licenciaturas em CIEX estão alinhadas à proposta de uma educação inclusiva. Por consequência, propõe-se examinar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e as matrizes curriculares das universidades públicas do RN à luz das políticas de inclusão; identificar componentes curriculares que contemplem conteúdos voltados ao AEE; e refletir sobre os desafios enfrentados na formação de professores para atuar com a diversidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter documental e bibliográfico. Em nossa perspectiva, os cursos de licenciatura não estão formando professores para atuar eficazmente no ensino voltado às PcDs. Por isso, em muitos casos, esses docentes complementam sua formação – de maneira não obrigatória – com especializações e/ou outras formações direcionadas, o que evidencia certo grau de fragilidade nas propostas educacionais das universidades. A falta de professores com formação apropriada compromete os aspectos inclusivos necessários a uma educação que atenda às necessidades específicas das PcDs. É dessa reflexão que se evidencia a necessidade de reformulações curriculares que promovam uma formação docente mais sensível, crítica e inclusiva.

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