Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“VAMOS BRINCAR DE PEGA-PEGA?”: UM RELATO DA ENTRADA E VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente escrito visa relatar o processo de entrada e ambientação no campo por um grupo de pesquisa, composto por graduandas e pós-graduandas do curso de Psicologia. O trabalho foi realizado no final de 2024 em uma escola municipal de ensino fundamental de Fortaleza, teve duração de 6 encontros e abordou temas relacionados a emoções e questões socioemocionais na escola no pós-pandemia. A base teórica e metodológica que orienta essa pesquisa é a Pesquisa Intervenção (PI) e a Cartografia, as quais buscam reformular a forma tradicional de fazer pesquisa, atribuindo a não neutralidade do pesquisador, a mutabilidade do campo e permitindo uma postura inventiva ao ir de encontro com o inesperado. O fazer cartográfico da PI, portanto, evoca uma entrada em campo gradual, visto que ele é modificado pela presença dos pesquisadores e modifica a experiência vivida por estes indivíduos. Dessa forma, serão utilizados os relatos descritos no Diário de Campo, para se debruçar sobre os passos tomados ao adentrar a escola, desde a primeira reunião de pais até o último encontro com as crianças, buscando entender a relação entre os espaços habitados e o pertencimento construído pelos pesquisadores com esse espaço. Para alcançar esse objetivo, será analisada a ambientação nos diversos lugares que compõem a escola, como o estacionamento, a sala dos professores, a sala de atividades, a sala de aula e o pátio do recreio, entendendo que cada um desses ambientes demarcam uma posição ocupada dentro dessa escola e evocam afetos nos diversos corpos que habitam o território escolar e definem posturas diversas: sejam elas brincar de pega-pega ou escutar uma conversa no sofá. Assim, é possível evidenciar que a chegada na Escola não acontece de forma aleatória e que ela pode determinar o trabalho que será realizado no território.

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