“VAMOS BRINCAR DE PEGA-PEGA?”: UM RELATO DA ENTRADA E VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133310 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5898 "inscrito_id" => 4355 "titulo" => "“VAMOS BRINCAR DE PEGA-PEGA?”: UM RELATO DA ENTRADA E VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA." "resumo" => "O presente escrito visa relatar o processo de entrada e ambientação no campo por um grupo de pesquisa, composto por graduandas e pós-graduandas do curso de Psicologia. O trabalho foi realizado no final de 2024 em uma escola municipal de ensino fundamental de Fortaleza, teve duração de 6 encontros e abordou temas relacionados a emoções e questões socioemocionais na escola no pós-pandemia. A base teórica e metodológica que orienta essa pesquisa é a Pesquisa Intervenção (PI) e a Cartografia, as quais buscam reformular a forma tradicional de fazer pesquisa, atribuindo a não neutralidade do pesquisador, a mutabilidade do campo e permitindo uma postura inventiva ao ir de encontro com o inesperado. O fazer cartográfico da PI, portanto, evoca uma entrada em campo gradual, visto que ele é modificado pela presença dos pesquisadores e modifica a experiência vivida por estes indivíduos. Dessa forma, serão utilizados os relatos descritos no Diário de Campo, para se debruçar sobre os passos tomados ao adentrar a escola, desde a primeira reunião de pais até o último encontro com as crianças, buscando entender a relação entre os espaços habitados e o pertencimento construído pelos pesquisadores com esse espaço. Para alcançar esse objetivo, será analisada a ambientação nos diversos lugares que compõem a escola, como o estacionamento, a sala dos professores, a sala de atividades, a sala de aula e o pátio do recreio, entendendo que cada um desses ambientes demarcam uma posição ocupada dentro dessa escola e evocam afetos nos diversos corpos que habitam o território escolar e definem posturas diversas: sejam elas brincar de pega-pega ou escutar uma conversa no sofá. Assim, é possível evidenciar que a chegada na Escola não acontece de forma aleatória e que ela pode determinar o trabalho que será realizado no território." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4355_TB5898_08042025160743.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA FRAGA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA FRAGA" "autor_email" => "gabrielafraga@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133310 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5898 "inscrito_id" => 4355 "titulo" => "“VAMOS BRINCAR DE PEGA-PEGA?”: UM RELATO DA ENTRADA E VIVÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA." "resumo" => "O presente escrito visa relatar o processo de entrada e ambientação no campo por um grupo de pesquisa, composto por graduandas e pós-graduandas do curso de Psicologia. O trabalho foi realizado no final de 2024 em uma escola municipal de ensino fundamental de Fortaleza, teve duração de 6 encontros e abordou temas relacionados a emoções e questões socioemocionais na escola no pós-pandemia. A base teórica e metodológica que orienta essa pesquisa é a Pesquisa Intervenção (PI) e a Cartografia, as quais buscam reformular a forma tradicional de fazer pesquisa, atribuindo a não neutralidade do pesquisador, a mutabilidade do campo e permitindo uma postura inventiva ao ir de encontro com o inesperado. O fazer cartográfico da PI, portanto, evoca uma entrada em campo gradual, visto que ele é modificado pela presença dos pesquisadores e modifica a experiência vivida por estes indivíduos. Dessa forma, serão utilizados os relatos descritos no Diário de Campo, para se debruçar sobre os passos tomados ao adentrar a escola, desde a primeira reunião de pais até o último encontro com as crianças, buscando entender a relação entre os espaços habitados e o pertencimento construído pelos pesquisadores com esse espaço. Para alcançar esse objetivo, será analisada a ambientação nos diversos lugares que compõem a escola, como o estacionamento, a sala dos professores, a sala de atividades, a sala de aula e o pátio do recreio, entendendo que cada um desses ambientes demarcam uma posição ocupada dentro dessa escola e evocam afetos nos diversos corpos que habitam o território escolar e definem posturas diversas: sejam elas brincar de pega-pega ou escutar uma conversa no sofá. Assim, é possível evidenciar que a chegada na Escola não acontece de forma aleatória e que ela pode determinar o trabalho que será realizado no território." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4355_TB5898_08042025160743.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA FRAGA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA FRAGA" "autor_email" => "gabrielafraga@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }