Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo de escolarização ao longo dos anos se efetivou em um contexto de desigualdade no que se refere ao acesso, a permanência e a efetivação da qualidade do ensino. Especialmente o ensino superior se manteve com diferentes restrições e consequentemente um número menor de pessoas tinham acesso a essa etapa do ensino. Com o conjunto de políticas públicas através de programas como PROUNI, REUNI e FIES tiveram contribuição para ampliar o acesso no ensino superior em específico por grupos de pessoas que ao longo dos anos foram mantidas a margem desse processo como o público com deficiência. Para ampliar discussões sobre a temática tem-se por objetivo analisar produções científicas sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. A pesquisa é do tipo revisão sistemática, realizada no banco de dados portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O refencial teórico, consiste nos estudos de: Guimarãe e Borges (2021), Martins e Silva (2016), Vilaronga e Caiado (2013), além da legislação específica. O processo de seleção das produções científicas teve os seguintes termos de busca: inclusão escolar, ensino superior e pessoas com deficiência, somados ao operador booleano AND. A busca efetivada apresentou 51 estudos referente a temática que passaram pelos critérios de inclusão e exclusão, definidos previamentes, e que resultou na seleção de dez estudos eleitos para esta pesquisa. As produções foram exploradas com base na análise de conteúdo e apresentaram a ampliação do acesso, em específico com as polítcas implementadas, contudo, desafios permanecem, de maneira clara em relação as ações para permanêcia nos contextos de ensino. Dessa forma, o conjunto de política e a realidade em contexto precisam constamente passarem por revisões e analise para criar mecanismo que reduzam as desigualdades e promova uma real inclusão.

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