Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LINGUÍSTICA APLICADA: UMA PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133001
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5481
    "inscrito_id" => 1010
    "titulo" => "RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LINGUÍSTICA APLICADA: UMA PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este estudo examina a importância do estágio supervisionado para a formação docente inicial e continuada, sob a perspectiva da Linguística Aplicada. O foco principal do trabalho foi analisar o gênero relatório de estágio supervisionado, a partir da perspectiva do que é o relatório de estágio na vida acadêmica. Utilizou-se uma abordagem transdisciplinar da L.A como citada por Kleiman (2019), com base em estudos da Linguística e no gênero relatório de estágio supervisionado como uma possibilidade de estudo para formação docente. A intersecção entre o estágio supervisionado e a linguística aplicada é crucial para o desenvolvimento acadêmico e para melhorias das práticas docentes. A realização do estágio supervisionado proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos estudados, contribuindo assim para o aprimoramento de suas habilidades e competências na área da Linguística Aplicada. A abordagem transdisciplinar da LA enriquece a metodologia utilizada na pesquisa que se trata de uma revisão sistemática de literatura, que como cita Minayo (1994), “é onde o universo social de valores e aspirações se aprofundam dentro de um desenvolvimento bibliográfico.” Foram utilizadas leituras de obras na integra, físicas e digitais, como Kleiman, Freire, Benzerman e artigos científicos coletados em plataformas acadêmicas como Sciello, Google Acadêmico e Repositórios universitários no período estimado dos últimos 10 anos. A análise dos textos e das práticas docentes na área da linguística aplicada na formação de docente é essencial para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas educacionais. As discussões desses dados requerem um olhar metodológico e do tema em questão. Através de uma abordagem criteriosa, é possível analisar as contribuições para o desenvolvimento contínuo da área e para a formação continuada inicial ou continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1010_TB5481_10042025004345.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PALOMA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA PALOMA"
    "autor_email" => "palomagomessbu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133001
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5481
    "inscrito_id" => 1010
    "titulo" => "RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LINGUÍSTICA APLICADA: UMA PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este estudo examina a importância do estágio supervisionado para a formação docente inicial e continuada, sob a perspectiva da Linguística Aplicada. O foco principal do trabalho foi analisar o gênero relatório de estágio supervisionado, a partir da perspectiva do que é o relatório de estágio na vida acadêmica. Utilizou-se uma abordagem transdisciplinar da L.A como citada por Kleiman (2019), com base em estudos da Linguística e no gênero relatório de estágio supervisionado como uma possibilidade de estudo para formação docente. A intersecção entre o estágio supervisionado e a linguística aplicada é crucial para o desenvolvimento acadêmico e para melhorias das práticas docentes. A realização do estágio supervisionado proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos estudados, contribuindo assim para o aprimoramento de suas habilidades e competências na área da Linguística Aplicada. A abordagem transdisciplinar da LA enriquece a metodologia utilizada na pesquisa que se trata de uma revisão sistemática de literatura, que como cita Minayo (1994), “é onde o universo social de valores e aspirações se aprofundam dentro de um desenvolvimento bibliográfico.” Foram utilizadas leituras de obras na integra, físicas e digitais, como Kleiman, Freire, Benzerman e artigos científicos coletados em plataformas acadêmicas como Sciello, Google Acadêmico e Repositórios universitários no período estimado dos últimos 10 anos. A análise dos textos e das práticas docentes na área da linguística aplicada na formação de docente é essencial para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas educacionais. As discussões desses dados requerem um olhar metodológico e do tema em questão. Através de uma abordagem criteriosa, é possível analisar as contribuições para o desenvolvimento contínuo da área e para a formação continuada inicial ou continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1010_TB5481_10042025004345.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PALOMA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA PALOMA"
    "autor_email" => "palomagomessbu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo examina a importância do estágio supervisionado para a formação docente inicial e continuada, sob a perspectiva da Linguística Aplicada. O foco principal do trabalho foi analisar o gênero relatório de estágio supervisionado, a partir da perspectiva do que é o relatório de estágio na vida acadêmica. Utilizou-se uma abordagem transdisciplinar da L.A como citada por Kleiman (2019), com base em estudos da Linguística e no gênero relatório de estágio supervisionado como uma possibilidade de estudo para formação docente. A intersecção entre o estágio supervisionado e a linguística aplicada é crucial para o desenvolvimento acadêmico e para melhorias das práticas docentes. A realização do estágio supervisionado proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos estudados, contribuindo assim para o aprimoramento de suas habilidades e competências na área da Linguística Aplicada. A abordagem transdisciplinar da LA enriquece a metodologia utilizada na pesquisa que se trata de uma revisão sistemática de literatura, que como cita Minayo (1994), “é onde o universo social de valores e aspirações se aprofundam dentro de um desenvolvimento bibliográfico.” Foram utilizadas leituras de obras na integra, físicas e digitais, como Kleiman, Freire, Benzerman e artigos científicos coletados em plataformas acadêmicas como Sciello, Google Acadêmico e Repositórios universitários no período estimado dos últimos 10 anos. A análise dos textos e das práticas docentes na área da linguística aplicada na formação de docente é essencial para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas educacionais. As discussões desses dados requerem um olhar metodológico e do tema em questão. Através de uma abordagem criteriosa, é possível analisar as contribuições para o desenvolvimento contínuo da área e para a formação continuada inicial ou continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.