Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA: PRÁTICAS ESCOLARES NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Hodiernamente, a sociedade ainda enfrenta as consequências de uma formação histórica baseada em valores machistas e patriarcais, o que contribui para a persistência da violência de gênero como um fenômeno social recorrente. Essa violência se manifesta em diversos espaços — como a família, o ambiente de trabalho, a religião e, de modo significativo, no contexto escolar. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal explorar as possibilidades de atuação da educação no combate ao machismo e à violência de gênero. Para tanto, foram definidos três objetivos específicos: 1) compreender o machismo estrutural e suas formas de reprodução no ambiente escolar; 2) analisar o papel da escola como espaço de conscientização crítica e transformação social; e 3) identificar práticas e caminhos pedagógicos para o enfrentamento da violência de gênero por meio da educação. A metodologia adotada foi a revisão narrativa da literatura, com foco em uma análise crítica de produções científicas que discutem intervenções educativas no enfrentamento da violência de gênero no âmbito escolar. Foram selecionados artigos publicados nos últimos cinco anos que relataram experiências pedagógicas em escolas, especialmente voltadas à conscientização de estudantes da educação básica sobre a temática. Os dados analisados indicam: que as escolas são identificadas como espaços fundamentais para promover a educação em direitos humanos e desafiar práticas discriminatórias; práticas educativas baseadas na igualdade de gênero são estratégias de prevenção contra violência de gênero; e constituem-se como intervenções eficazes junto aos homens autores de violência.

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