AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132683 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5048 "inscrito_id" => 13302 "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Essa temática aqui apresentada trata-se de um recorte de uma pesquisa maior de cunho qualitativo, desenvolvida ao longo do doutorado a partir de uma pesquisa de campo e análise bibliográfica, a partir de temas como educação integral, currículo e formação discente no ensino médio, realizada em 02 (duas) Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e 02 (duas) Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco com professores e estudantes, baseada em questionários – junto aos discentes - e entrevistas – aplicadas junto aos docentes -, onde buscou-se com essa investigação trabalhar a temática das representações sociais na formação integral dos estudantes, recorrendo assim, ao histórico da construção desse conceito através de estudiosos como: Moscovici (2015), Denise Jodelet (1989), Jean-Claude Abric (1998) e Willem Doise (1973), discutindo nesse contexto, tanto as práticas docentes na consolidação do currículo educacional dentro da políticas públicas de educação integral desenvolvidas no estado de Pernambuco – instituída através da Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008 e alterada pela Lei Complementar nº 485 de 31 de março de 2022 -, quanto as concepções de relações de poder junto aos estudantes e suas famílias - , que geram uma forte influência nas práticas educativas reproduzidas e implementadas nessas instituições, onde partimos da hipótese de que as escolas pertencentes a essa política pública oferecem uma formação ampla devido ao tempo de estudo oferecido aos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13302_TB5048_07042025111347.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE FÁTIMA DE ALMEIDA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOSEANE ARAÚJO" "autor_email" => "joseanefalmeida@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132683 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5048 "inscrito_id" => 13302 "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Essa temática aqui apresentada trata-se de um recorte de uma pesquisa maior de cunho qualitativo, desenvolvida ao longo do doutorado a partir de uma pesquisa de campo e análise bibliográfica, a partir de temas como educação integral, currículo e formação discente no ensino médio, realizada em 02 (duas) Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e 02 (duas) Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco com professores e estudantes, baseada em questionários – junto aos discentes - e entrevistas – aplicadas junto aos docentes -, onde buscou-se com essa investigação trabalhar a temática das representações sociais na formação integral dos estudantes, recorrendo assim, ao histórico da construção desse conceito através de estudiosos como: Moscovici (2015), Denise Jodelet (1989), Jean-Claude Abric (1998) e Willem Doise (1973), discutindo nesse contexto, tanto as práticas docentes na consolidação do currículo educacional dentro da políticas públicas de educação integral desenvolvidas no estado de Pernambuco – instituída através da Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008 e alterada pela Lei Complementar nº 485 de 31 de março de 2022 -, quanto as concepções de relações de poder junto aos estudantes e suas famílias - , que geram uma forte influência nas práticas educativas reproduzidas e implementadas nessas instituições, onde partimos da hipótese de que as escolas pertencentes a essa política pública oferecem uma formação ampla devido ao tempo de estudo oferecido aos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13302_TB5048_07042025111347.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE FÁTIMA DE ALMEIDA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOSEANE ARAÚJO" "autor_email" => "joseanefalmeida@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }