Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTILETRAMENTO PARA A CIDADANIA: INTERSECÇÕES ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA, DE LINGUAGENS E O PROJETO CÂMARA MIRIM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A proposta resulta da constatação da necessidade de imersão dos alunos de oitavo e nono anos, de uma escola rural, em um contexto instigador da criticidade, favorecendo seu amadurecimento social, político e humano. Desta inquietação, surgiu a ideia de a E.M. Coronel Emílio Esteves dos Reis, componente do rol de escolas municipais de Juiz de Fora, participar do Projeto Câmara Mirim, do Legislativo da cidade, tendo como articuladora a docente de História que, coadjuvada pela área de Linguagens, apresenta situações analíticas da realidade local, propõe debates, amplia o olhar dos educandos para novas perspectivas. O aparato teórico-metodológico principal que orienta as abordagens são os seguintes: Freire (2005), Faricelli (2018), Pinsky (2014), Rojo (2009), conglomerando aspectos da leitura do mundo, emancipação cidadã e do multiletramento. Metodologicamente, as articulações partem de aulas dialogadas, debates, visitas e incursões aos arquivos da Câmara Municipal, ampliações de acervo leitor por meio dos mecanismos midiáticos e registros das andarilhagens, sob diferentes gêneros textuais. Embora ainda esteja em sua fase inicial, percebe-se, nitidamente, um maior engajamento do alunado nas proposições diárias da escola, uma curiosidade aguçada por aspectos relativos às questões político-sociais, um melhor rendimento nas avaliações aplicadas, até então, neste primeiro trimestre e uma reconfiguração disciplinar do grupo, favorecendo novas propostas e inter-relações. Sob este novo desenho, atesta-se o quão relevante é possibilitar aos sujeitos de uma região rural o ampliar de sua visão de mundo, fomentando o processo de “ser mais”.

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