O IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NA MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
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A gamificação, compreendida como a utilização de elementos de jogos em contextos não lúdicos (Deterding et al., 2011), tem se mostrado uma estratégia eficaz para tornar o processo de aprendizagem mais atrativo, interativo e personalizado (Kapp, 2012). Os resultados revelam que a aplicação de mecânicas como desafios, recompensas e sistemas de pontuação pode contribuir significativamente para o aumento do desempenho acadêmico (Domínguez et al., 2013), do engajamento e da colaboração entre os alunos (Barata et al., 2013). O estudo também evidencia a importância do feedback imediato (Gee, 2003), da personalização das atividades e do estímulo à motivação intrínseca, conforme os princípios da Teoria da Autodeterminação (Ryan & Deci, 2000) e do estado de flow (Csikszentmihalyi, 1990). No entanto, desafios como a resistência docente à inovação pedagógica e a falta de infraestrutura tecnológica adequada ainda limitam a aplicação ampla dessa abordagem no contexto brasileiro. 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