Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO SOBRE A PALEONTOLOGIA ENTRE OS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130835
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2483
    "inscrito_id" => 8398
    "titulo" => "PERCEPÇÃO SOBRE A PALEONTOLOGIA ENTRE OS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A paleontologia, ciência dedicada ao estudo dos seres vivos do passado através dos fósseis, é essencial para entender a evolução e as transformações ambientais. Contudo, ainda prevalece a percepção de que essa ciência se limita ao estudo dos dinossauros e fósseis grandes, especialmente entre estudantes jovens. Para explorar essa visão, esta pesquisa avaliou as percepções e o conhecimento de estudantes do ensino médio de um curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó (IFMA – Campus Codó) sobre paleontologia. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas sobre o tema a duas turmas de agroindústria (uma do primeiro ano e outra do segundo), com 10 voluntários de cada turma. As respostas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardin, permitindo uma categorização e interpretação qualitativa das percepções. Os resultados mostraram que, embora a maioria dos alunos associe a paleontologia ao estudo de fósseis, muitos restringem o entendimento aos dinossauros. Além disso, identificaram-se lacunas no entendimento de processos como a formação de fósseis e o papel da paleontologia na compreensão da evolução e das mudanças ambientais. Esses resultados sugerem a necessidade de expandir o ensino de paleontologia no currículo, abordando temas menos conhecidos, como fósseis de plantas e microrganismos. Conclui-se que essa ampliação pode favorecer uma visão mais completa da paleontologia, incentivando os estudantes a relacioná-la aos processos evolutivos e ecológicos, enriquecendo o aprendizado em ciências naturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8398_TB2483_11032025182821.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAFAEL SILVA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "José Rafael"
    "autor_email" => "raphaellsilva404@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130835
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2483
    "inscrito_id" => 8398
    "titulo" => "PERCEPÇÃO SOBRE A PALEONTOLOGIA ENTRE OS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A paleontologia, ciência dedicada ao estudo dos seres vivos do passado através dos fósseis, é essencial para entender a evolução e as transformações ambientais. Contudo, ainda prevalece a percepção de que essa ciência se limita ao estudo dos dinossauros e fósseis grandes, especialmente entre estudantes jovens. Para explorar essa visão, esta pesquisa avaliou as percepções e o conhecimento de estudantes do ensino médio de um curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó (IFMA – Campus Codó) sobre paleontologia. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas sobre o tema a duas turmas de agroindústria (uma do primeiro ano e outra do segundo), com 10 voluntários de cada turma. As respostas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardin, permitindo uma categorização e interpretação qualitativa das percepções. Os resultados mostraram que, embora a maioria dos alunos associe a paleontologia ao estudo de fósseis, muitos restringem o entendimento aos dinossauros. Além disso, identificaram-se lacunas no entendimento de processos como a formação de fósseis e o papel da paleontologia na compreensão da evolução e das mudanças ambientais. Esses resultados sugerem a necessidade de expandir o ensino de paleontologia no currículo, abordando temas menos conhecidos, como fósseis de plantas e microrganismos. Conclui-se que essa ampliação pode favorecer uma visão mais completa da paleontologia, incentivando os estudantes a relacioná-la aos processos evolutivos e ecológicos, enriquecendo o aprendizado em ciências naturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8398_TB2483_11032025182821.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAFAEL SILVA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "José Rafael"
    "autor_email" => "raphaellsilva404@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A paleontologia, ciência dedicada ao estudo dos seres vivos do passado através dos fósseis, é essencial para entender a evolução e as transformações ambientais. Contudo, ainda prevalece a percepção de que essa ciência se limita ao estudo dos dinossauros e fósseis grandes, especialmente entre estudantes jovens. Para explorar essa visão, esta pesquisa avaliou as percepções e o conhecimento de estudantes do ensino médio de um curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó (IFMA – Campus Codó) sobre paleontologia. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas sobre o tema a duas turmas de agroindústria (uma do primeiro ano e outra do segundo), com 10 voluntários de cada turma. As respostas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardin, permitindo uma categorização e interpretação qualitativa das percepções. Os resultados mostraram que, embora a maioria dos alunos associe a paleontologia ao estudo de fósseis, muitos restringem o entendimento aos dinossauros. Além disso, identificaram-se lacunas no entendimento de processos como a formação de fósseis e o papel da paleontologia na compreensão da evolução e das mudanças ambientais. Esses resultados sugerem a necessidade de expandir o ensino de paleontologia no currículo, abordando temas menos conhecidos, como fósseis de plantas e microrganismos. Conclui-se que essa ampliação pode favorecer uma visão mais completa da paleontologia, incentivando os estudantes a relacioná-la aos processos evolutivos e ecológicos, enriquecendo o aprendizado em ciências naturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.