O ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PAUTADA NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA JIGSAW
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132640 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4995 "inscrito_id" => 11837 "titulo" => "O ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PAUTADA NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA JIGSAW" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade avaliar a eficácia da metodologia de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw no ensino das propriedades coligativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Codó, com alunos da 2ª série do Ensino Médio. A proposta busca estimular a colaboração entre os estudantes, a troca de conhecimentos e a aplicação de conceitos teóricos em situações práticas, ajudando no desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e comunicativas. A metodologia Jigsaw, criada por Aronson na década de 70, se destaca pela divisão do conteúdo em partes, onde cada aluno assume responsabilidades individuais e coletivas. Essa abordagem promove a interação, o compartilhamento de saberes e o aprimoramento de habilidades sociais, como comunicação e empatia (SILVA et al., 2020). Dessa forma, incentiva a interdependência e o senso de responsabilidade compartilhada entre os alunos (Inocêncio; Midões, 2021). O projeto, baseado em uma revisão de literatura, apresenta uma intervenção didática que será dividida em quatro etapas: a introdução do método, a formação de grupos de base para discussão, a criação de grupos de especialistas e a socialização das ideias, e, por fim, o retorno aos grupos de base para consolidar o conhecimento. Antes de começar, será aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios dos participantes. A expectativa é que a implementação do Jigsaw crie um ambiente de aprendizado mais dinâmico e participativo, ajudando na compreensão dos conceitos de propriedades coligativas e no desenvolvimento de habilidades colaborativas. Após a aplicação do projeto, os dados coletados e analisados permitirão avaliar como essa metodologia impacta o engajamento dos alunos, a qualidade da aprendizagem e a promoção de uma educação mais inclusiva e eficaz (VALENTE, 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11837_TB4995_06042025234344.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA FRANCISCA VIANA MORAES" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "moraes.viana@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132640 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4995 "inscrito_id" => 11837 "titulo" => "O ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PAUTADA NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA JIGSAW" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade avaliar a eficácia da metodologia de Aprendizagem Cooperativa Jigsaw no ensino das propriedades coligativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Codó, com alunos da 2ª série do Ensino Médio. A proposta busca estimular a colaboração entre os estudantes, a troca de conhecimentos e a aplicação de conceitos teóricos em situações práticas, ajudando no desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e comunicativas. A metodologia Jigsaw, criada por Aronson na década de 70, se destaca pela divisão do conteúdo em partes, onde cada aluno assume responsabilidades individuais e coletivas. Essa abordagem promove a interação, o compartilhamento de saberes e o aprimoramento de habilidades sociais, como comunicação e empatia (SILVA et al., 2020). Dessa forma, incentiva a interdependência e o senso de responsabilidade compartilhada entre os alunos (Inocêncio; Midões, 2021). O projeto, baseado em uma revisão de literatura, apresenta uma intervenção didática que será dividida em quatro etapas: a introdução do método, a formação de grupos de base para discussão, a criação de grupos de especialistas e a socialização das ideias, e, por fim, o retorno aos grupos de base para consolidar o conhecimento. Antes de começar, será aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios dos participantes. A expectativa é que a implementação do Jigsaw crie um ambiente de aprendizado mais dinâmico e participativo, ajudando na compreensão dos conceitos de propriedades coligativas e no desenvolvimento de habilidades colaborativas. Após a aplicação do projeto, os dados coletados e analisados permitirão avaliar como essa metodologia impacta o engajamento dos alunos, a qualidade da aprendizagem e a promoção de uma educação mais inclusiva e eficaz (VALENTE, 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11837_TB4995_06042025234344.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA FRANCISCA VIANA MORAES" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "moraes.viana@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }