Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LEITURA DE MUNDO NA INFÂNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo de alfabetização na infância é uma garantia de direito que ultrapassa a mera decodificação de signos linguísticos, assumindo um caráter emancipador, crítico conforme proposto por Freire (1987). Este estudo analisa práticas pedagógicas que promovem a alfabetização como um processo de leitura de mundo, articulando linguagem e realidade social da criança, entendida como sujeita de direitos ECA (1990). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica e na análise de experiências em sala de aula, tendo como referência central a concepção Freireana de alfabetização como prática de liberdade. Além disso, dialoga com Vygotsky (2001) e Ferreiro e Teberosky (1999), que destacam a importância do contexto sociocultural e das interações na construção do conhecimento na infância. Os resultados indicam que as concepções de alfabetização e metodologia que valorizam a bagagem histórica, social, cultural, lúdica das crianças, bem como o uso de textos diversos e estratégias dialógicas, contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia leitora. Evidencia-se, ainda, que a mediação docente e a problematização de contextos cotidianos potencializam os saberes, os fazeres da infância tornam a alfabetização um processo potencializador para a compreensão e transformação do mundo. Conclui-se que a alfabetização deve ser concebida como um processo dinâmico, significativo, com papel significativo de formar cidadãos capazes de ler o mundo de forma crítica, reflexiva desde a infância.

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