ACESSIBILIDADE NO ENSINO DAS REAÇÕES QUÍMICAS: UM LIVRO DIGITAL INTERATIVO COM AUDIODESCRIÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134001 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6826 "inscrito_id" => 15250 "titulo" => "ACESSIBILIDADE NO ENSINO DAS REAÇÕES QUÍMICAS: UM LIVRO DIGITAL INTERATIVO COM AUDIODESCRIÇÕES" "resumo" => "O ensino de reações químicas apresenta desafios, especialmente quando se trata de garantir a acessibilidade de todos os estudantes. Além disso, muitos dos materiais didáticos disponíveis ainda não contemplam recursos voltados para alunos com deficiência visual, o que limita sua participação ativa nas aulas de Química. Essa ausência de inclusão revela a necessidade urgente de recursos educacionais acessíveis e interativos. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar a criação de um livro digital sobre reações químicas, desenvolvido na plataforma Book Creator, com o diferencial de conter audiodescrições. A proposta surge da intenção de promover uma aprendizagem mais equitativa, integrando linguagem simples, recursos auditivos e descrição sensorial dos fenômenos químicos, como sons, liberação de gases e mudanças de cor ou temperatura. Nessa perspectiva, foram selecionados três tipos de reações para compor o conteúdo do livro: reações de precipitação, ácido-base e oxirredução. Esses experimentos foram escolhidos por apresentarem características visuais e sensoriais marcantes, o que possibilita uma descrição mais rica e significativa por meio do áudio. O produto final foi disponibilizado gratuitamente na própria plataforma Book Creator, podendo ser acessado por educadores em diferentes contextos. Como resultado, é esperado contribuir para práticas pedagógicas inclusivas, estimulando a participação de todos os estudantes, principalmente aqueles com deficiência visual, e tornando o ensino de Química mais atrativo, acessível e sensível à diversidade presente em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15250_TB6826_08042025230049.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THUIZA CARLA DE MELO" "autor_nome_curto" => "THUIZA CARLA" "autor_email" => "thuizacarla12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134001 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6826 "inscrito_id" => 15250 "titulo" => "ACESSIBILIDADE NO ENSINO DAS REAÇÕES QUÍMICAS: UM LIVRO DIGITAL INTERATIVO COM AUDIODESCRIÇÕES" "resumo" => "O ensino de reações químicas apresenta desafios, especialmente quando se trata de garantir a acessibilidade de todos os estudantes. Além disso, muitos dos materiais didáticos disponíveis ainda não contemplam recursos voltados para alunos com deficiência visual, o que limita sua participação ativa nas aulas de Química. Essa ausência de inclusão revela a necessidade urgente de recursos educacionais acessíveis e interativos. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar a criação de um livro digital sobre reações químicas, desenvolvido na plataforma Book Creator, com o diferencial de conter audiodescrições. A proposta surge da intenção de promover uma aprendizagem mais equitativa, integrando linguagem simples, recursos auditivos e descrição sensorial dos fenômenos químicos, como sons, liberação de gases e mudanças de cor ou temperatura. Nessa perspectiva, foram selecionados três tipos de reações para compor o conteúdo do livro: reações de precipitação, ácido-base e oxirredução. Esses experimentos foram escolhidos por apresentarem características visuais e sensoriais marcantes, o que possibilita uma descrição mais rica e significativa por meio do áudio. O produto final foi disponibilizado gratuitamente na própria plataforma Book Creator, podendo ser acessado por educadores em diferentes contextos. Como resultado, é esperado contribuir para práticas pedagógicas inclusivas, estimulando a participação de todos os estudantes, principalmente aqueles com deficiência visual, e tornando o ensino de Química mais atrativo, acessível e sensível à diversidade presente em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15250_TB6826_08042025230049.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THUIZA CARLA DE MELO" "autor_nome_curto" => "THUIZA CARLA" "autor_email" => "thuizacarla12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }