Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE EXTENSÃO FEIRAS DE CIÊNCIAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO: O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA NA ESCOLA DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134485
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7572
    "inscrito_id" => 933
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO FEIRAS DE CIÊNCIAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO: O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA NA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "A realização de atividades experimentais de Química em escolas de Ensino Médio no campo, para possibilitar a apreensão crítica dos conhecimentos científicos pelos estudantes, mostra-se como necessidade contínua para o avanço do ensino de Ciências. Nesse sentido é que foi desenvolvido o projeto de extensão Feiras de Ciências com materiais de baixo custo. Portanto, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a experiência do projeto, focalizando a importância de atividades experimentais no ensino de Química. Em termos metodológicos, trata-se de relato de experiência que, de acordo com Mussi, Flores e Almeida (2021), pretende, além da descrição da experiência vivida (experiência próxima), a valorização através do esforço acadêmico-científico explicativo, por meio da aplicação crítico-reflexiva com apoio teórico-metodológico (experiência distante). As etapas previstas para o projeto de extensão foram: 1) Planejamento das ações e aprofundamento de estudos sobre experimentos com materiais de baixo custo; 2) Preparação e testagem dos experimentos de Química com materiais de baixo custo e elaboração do material de subsídio; 3) Treinamento dos estudantes com as devidas intervenções e ajustes visando a realização das Feiras de Ciências; 4) Organização das Feiras; 5) Realização das Feiras de Ciências nas escolas; 6) Acompanhamento e avaliação das atividades (contínuo). Nesse processo, os estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza (LEDOC), do campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), envolvidos no projeto de extensão, participaram ativamente em processos de estudo e pesquisa de conteúdos, experimentos e materiais, desenvolveram os experimentos e fizeram a demonstração e explicação conceitual em escolas do campo. A aprendizagem do ensino experimental de Química e a intervenção nas escolas do campo, com as Feiras de Ciências, foi importante para a formação inicial dos estudantes da LEDOC e oportunidade formativa também para os estudantes das escolas do campo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID933_TB7572_29042025171918.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GARDNER DE ANDRADE ARRAIS"
    "autor_nome_curto" => "GARDNER ARRAIS"
    "autor_email" => "gardner.arrais@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134485
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7572
    "inscrito_id" => 933
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO FEIRAS DE CIÊNCIAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO: O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA NA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "A realização de atividades experimentais de Química em escolas de Ensino Médio no campo, para possibilitar a apreensão crítica dos conhecimentos científicos pelos estudantes, mostra-se como necessidade contínua para o avanço do ensino de Ciências. Nesse sentido é que foi desenvolvido o projeto de extensão Feiras de Ciências com materiais de baixo custo. Portanto, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a experiência do projeto, focalizando a importância de atividades experimentais no ensino de Química. Em termos metodológicos, trata-se de relato de experiência que, de acordo com Mussi, Flores e Almeida (2021), pretende, além da descrição da experiência vivida (experiência próxima), a valorização através do esforço acadêmico-científico explicativo, por meio da aplicação crítico-reflexiva com apoio teórico-metodológico (experiência distante). As etapas previstas para o projeto de extensão foram: 1) Planejamento das ações e aprofundamento de estudos sobre experimentos com materiais de baixo custo; 2) Preparação e testagem dos experimentos de Química com materiais de baixo custo e elaboração do material de subsídio; 3) Treinamento dos estudantes com as devidas intervenções e ajustes visando a realização das Feiras de Ciências; 4) Organização das Feiras; 5) Realização das Feiras de Ciências nas escolas; 6) Acompanhamento e avaliação das atividades (contínuo). Nesse processo, os estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza (LEDOC), do campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), envolvidos no projeto de extensão, participaram ativamente em processos de estudo e pesquisa de conteúdos, experimentos e materiais, desenvolveram os experimentos e fizeram a demonstração e explicação conceitual em escolas do campo. A aprendizagem do ensino experimental de Química e a intervenção nas escolas do campo, com as Feiras de Ciências, foi importante para a formação inicial dos estudantes da LEDOC e oportunidade formativa também para os estudantes das escolas do campo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID933_TB7572_29042025171918.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GARDNER DE ANDRADE ARRAIS"
    "autor_nome_curto" => "GARDNER ARRAIS"
    "autor_email" => "gardner.arrais@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A realização de atividades experimentais de Química em escolas de Ensino Médio no campo, para possibilitar a apreensão crítica dos conhecimentos científicos pelos estudantes, mostra-se como necessidade contínua para o avanço do ensino de Ciências. Nesse sentido é que foi desenvolvido o projeto de extensão Feiras de Ciências com materiais de baixo custo. Portanto, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a experiência do projeto, focalizando a importância de atividades experimentais no ensino de Química. Em termos metodológicos, trata-se de relato de experiência que, de acordo com Mussi, Flores e Almeida (2021), pretende, além da descrição da experiência vivida (experiência próxima), a valorização através do esforço acadêmico-científico explicativo, por meio da aplicação crítico-reflexiva com apoio teórico-metodológico (experiência distante). As etapas previstas para o projeto de extensão foram: 1) Planejamento das ações e aprofundamento de estudos sobre experimentos com materiais de baixo custo; 2) Preparação e testagem dos experimentos de Química com materiais de baixo custo e elaboração do material de subsídio; 3) Treinamento dos estudantes com as devidas intervenções e ajustes visando a realização das Feiras de Ciências; 4) Organização das Feiras; 5) Realização das Feiras de Ciências nas escolas; 6) Acompanhamento e avaliação das atividades (contínuo). Nesse processo, os estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza (LEDOC), do campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), envolvidos no projeto de extensão, participaram ativamente em processos de estudo e pesquisa de conteúdos, experimentos e materiais, desenvolveram os experimentos e fizeram a demonstração e explicação conceitual em escolas do campo. A aprendizagem do ensino experimental de Química e a intervenção nas escolas do campo, com as Feiras de Ciências, foi importante para a formação inicial dos estudantes da LEDOC e oportunidade formativa também para os estudantes das escolas do campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.