Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação ambiental desempenha um papel fundamental na conscientização sobre questões socioambientais e no incentivo à adoção de práticas sustentáveis. No contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), torna-se essencial que o ensino dessas temáticas seja acessível e inclusivo, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas condições ou necessidades, possam compreender e aplicar os conceitos de sustentabilidade. Dessa forma, esta pesquisa propõe uma metodologia inovadora e inclusiva para o ensino dos ODS na educação ambiental, promovendo a participação ativa e o engajamento de todos os estudantes. O presente estudo tem como objetivo principal desenvolver uma proposta metodológica para o ensino dos ODS na educação ambiental, com foco na inclusão e acessibilidade. Além disso, busca-se estimular o pensamento crítico dos alunos sobre a sustentabilidade global, promover a participação ativa na resolução de problemas ambientais e ampliar a conscientização sobre a importância dos ODS na construção de um futuro mais sustentável. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica, atividades práticas em ambientes educacionais e análise documental sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação ambiental. Além disso, propõe-se a aplicação de metodologias ativas, como jogos educativos, oficinas criativas, trilhas ecológicas acessíveis, dramatizações e projetos comunitários, garantindo a acessibilidade de alunos com diferentes necessidades, incluindo recursos de audiodescrição, Libras e materiais táteis. Durante a realização das atividades, a metodologia proposta tem contribuído para a ampliação do ensino inclusivo dos ODS, tornando o aprendizado mais dinâmico, interativo e acessível. A aplicação dessas estratégias pedagógicas pode favorecer o engajamento dos estudantes e incentivar ações práticas voltadas à sustentabilidade no ambiente escolar e na comunidade. Considerando o contexto, a inclusão de práticas adaptadas para diferentes públicos promove um ambiente educacional mais equitativo e democrático e inclusivo.

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