Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHARES SENSÍVEIS PARA EMBASAR E CONSTRUIR PESQUISAS ATRAVESSADAS PELA METODOLOGIA DA TEMATIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131385
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3235
    "inscrito_id" => 8405
    "titulo" => "OLHARES SENSÍVEIS PARA EMBASAR E CONSTRUIR PESQUISAS ATRAVESSADAS PELA METODOLOGIA DA TEMATIZAÇÃO"
    "resumo" => "O presente texto evidencia a metodologia da Tematização para análise qualitativa, a partir de narrativas docentes, desenvolvida em duas pesquisas de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). A primeira autora investigou a organização do trabalho com a leitura literária na prática docente cotidiana de professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede estadual de São Gonçalo/RJ. Já a segunda, pesquisou os processos de inserção e socialização profissional de professores/as do Ensino Fundamental I, em Maricá/RJ. Objetivamos apresentar a Tematização como uma metodologia, proposta por Fontoura, que consiste na co-interptretação de narrativas docentes, embasadas em Josso, que emergiram durante a pesquisa, assim como, os conceitos de experiência formadora e recordações-referências que atravessam as duas pesquisas, evidenciando os processos formativos e os desdobramentos na ação pedagógica. Este viés metodológico originou-se em experiências vividas por Fontoura com produções relacionadas às ciências humanas, a fim de trazer confiabilidade aos dados obtidos em pesquisas qualitativas. Tal metodologia tem sido difundida em pesquisas acadêmicas, sobretudo no âmbito da Formação de Professores. Neste sentido, é necessário problematizar o que encontramos através do diálogo entre os achados e a teoria. A Tematização é composta por sete passos. Iniciando pela transcrição do material coletado, seguido de leitura cuidadosa, demarcação do que será considerado importante para levantamento dos temas, definição das unidades de contexto e o esclarecimento do tratamento de dados. Por fim, a interpretação de todo o material analisado, em diálogo com os referenciais teóricos que sustentam o estudo. A análise temática permitiu apreender núcleos de sentido contidos nas narrativas, compreendendo a experiência vivida pelos movimentos reflexivos e de transformação das práticas educativas nos contextos pesquisados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8405_TB3235_14032025133109.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DE MACEDO ABREU"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biamacedoabreu24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131385
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3235
    "inscrito_id" => 8405
    "titulo" => "OLHARES SENSÍVEIS PARA EMBASAR E CONSTRUIR PESQUISAS ATRAVESSADAS PELA METODOLOGIA DA TEMATIZAÇÃO"
    "resumo" => "O presente texto evidencia a metodologia da Tematização para análise qualitativa, a partir de narrativas docentes, desenvolvida em duas pesquisas de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). A primeira autora investigou a organização do trabalho com a leitura literária na prática docente cotidiana de professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede estadual de São Gonçalo/RJ. Já a segunda, pesquisou os processos de inserção e socialização profissional de professores/as do Ensino Fundamental I, em Maricá/RJ. Objetivamos apresentar a Tematização como uma metodologia, proposta por Fontoura, que consiste na co-interptretação de narrativas docentes, embasadas em Josso, que emergiram durante a pesquisa, assim como, os conceitos de experiência formadora e recordações-referências que atravessam as duas pesquisas, evidenciando os processos formativos e os desdobramentos na ação pedagógica. Este viés metodológico originou-se em experiências vividas por Fontoura com produções relacionadas às ciências humanas, a fim de trazer confiabilidade aos dados obtidos em pesquisas qualitativas. Tal metodologia tem sido difundida em pesquisas acadêmicas, sobretudo no âmbito da Formação de Professores. Neste sentido, é necessário problematizar o que encontramos através do diálogo entre os achados e a teoria. A Tematização é composta por sete passos. Iniciando pela transcrição do material coletado, seguido de leitura cuidadosa, demarcação do que será considerado importante para levantamento dos temas, definição das unidades de contexto e o esclarecimento do tratamento de dados. Por fim, a interpretação de todo o material analisado, em diálogo com os referenciais teóricos que sustentam o estudo. A análise temática permitiu apreender núcleos de sentido contidos nas narrativas, compreendendo a experiência vivida pelos movimentos reflexivos e de transformação das práticas educativas nos contextos pesquisados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8405_TB3235_14032025133109.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DE MACEDO ABREU"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biamacedoabreu24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente texto evidencia a metodologia da Tematização para análise qualitativa, a partir de narrativas docentes, desenvolvida em duas pesquisas de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). A primeira autora investigou a organização do trabalho com a leitura literária na prática docente cotidiana de professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede estadual de São Gonçalo/RJ. Já a segunda, pesquisou os processos de inserção e socialização profissional de professores/as do Ensino Fundamental I, em Maricá/RJ. Objetivamos apresentar a Tematização como uma metodologia, proposta por Fontoura, que consiste na co-interptretação de narrativas docentes, embasadas em Josso, que emergiram durante a pesquisa, assim como, os conceitos de experiência formadora e recordações-referências que atravessam as duas pesquisas, evidenciando os processos formativos e os desdobramentos na ação pedagógica. Este viés metodológico originou-se em experiências vividas por Fontoura com produções relacionadas às ciências humanas, a fim de trazer confiabilidade aos dados obtidos em pesquisas qualitativas. Tal metodologia tem sido difundida em pesquisas acadêmicas, sobretudo no âmbito da Formação de Professores. Neste sentido, é necessário problematizar o que encontramos através do diálogo entre os achados e a teoria. A Tematização é composta por sete passos. Iniciando pela transcrição do material coletado, seguido de leitura cuidadosa, demarcação do que será considerado importante para levantamento dos temas, definição das unidades de contexto e o esclarecimento do tratamento de dados. Por fim, a interpretação de todo o material analisado, em diálogo com os referenciais teóricos que sustentam o estudo. A análise temática permitiu apreender núcleos de sentido contidos nas narrativas, compreendendo a experiência vivida pelos movimentos reflexivos e de transformação das práticas educativas nos contextos pesquisados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.