OLHARES SENSÍVEIS PARA EMBASAR E CONSTRUIR PESQUISAS ATRAVESSADAS PELA METODOLOGIA DA TEMATIZAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131385 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3235 "inscrito_id" => 8405 "titulo" => "OLHARES SENSÍVEIS PARA EMBASAR E CONSTRUIR PESQUISAS ATRAVESSADAS PELA METODOLOGIA DA TEMATIZAÇÃO" "resumo" => "O presente texto evidencia a metodologia da Tematização para análise qualitativa, a partir de narrativas docentes, desenvolvida em duas pesquisas de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). A primeira autora investigou a organização do trabalho com a leitura literária na prática docente cotidiana de professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede estadual de São Gonçalo/RJ. Já a segunda, pesquisou os processos de inserção e socialização profissional de professores/as do Ensino Fundamental I, em Maricá/RJ. Objetivamos apresentar a Tematização como uma metodologia, proposta por Fontoura, que consiste na co-interptretação de narrativas docentes, embasadas em Josso, que emergiram durante a pesquisa, assim como, os conceitos de experiência formadora e recordações-referências que atravessam as duas pesquisas, evidenciando os processos formativos e os desdobramentos na ação pedagógica. Este viés metodológico originou-se em experiências vividas por Fontoura com produções relacionadas às ciências humanas, a fim de trazer confiabilidade aos dados obtidos em pesquisas qualitativas. Tal metodologia tem sido difundida em pesquisas acadêmicas, sobretudo no âmbito da Formação de Professores. Neste sentido, é necessário problematizar o que encontramos através do diálogo entre os achados e a teoria. A Tematização é composta por sete passos. Iniciando pela transcrição do material coletado, seguido de leitura cuidadosa, demarcação do que será considerado importante para levantamento dos temas, definição das unidades de contexto e o esclarecimento do tratamento de dados. Por fim, a interpretação de todo o material analisado, em diálogo com os referenciais teóricos que sustentam o estudo. A análise temática permitiu apreender núcleos de sentido contidos nas narrativas, compreendendo a experiência vivida pelos movimentos reflexivos e de transformação das práticas educativas nos contextos pesquisados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8405_TB3235_14032025133109.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DE MACEDO ABREU" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biamacedoabreu24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131385 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3235 "inscrito_id" => 8405 "titulo" => "OLHARES SENSÍVEIS PARA EMBASAR E CONSTRUIR PESQUISAS ATRAVESSADAS PELA METODOLOGIA DA TEMATIZAÇÃO" "resumo" => "O presente texto evidencia a metodologia da Tematização para análise qualitativa, a partir de narrativas docentes, desenvolvida em duas pesquisas de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). A primeira autora investigou a organização do trabalho com a leitura literária na prática docente cotidiana de professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede estadual de São Gonçalo/RJ. Já a segunda, pesquisou os processos de inserção e socialização profissional de professores/as do Ensino Fundamental I, em Maricá/RJ. Objetivamos apresentar a Tematização como uma metodologia, proposta por Fontoura, que consiste na co-interptretação de narrativas docentes, embasadas em Josso, que emergiram durante a pesquisa, assim como, os conceitos de experiência formadora e recordações-referências que atravessam as duas pesquisas, evidenciando os processos formativos e os desdobramentos na ação pedagógica. Este viés metodológico originou-se em experiências vividas por Fontoura com produções relacionadas às ciências humanas, a fim de trazer confiabilidade aos dados obtidos em pesquisas qualitativas. Tal metodologia tem sido difundida em pesquisas acadêmicas, sobretudo no âmbito da Formação de Professores. Neste sentido, é necessário problematizar o que encontramos através do diálogo entre os achados e a teoria. A Tematização é composta por sete passos. Iniciando pela transcrição do material coletado, seguido de leitura cuidadosa, demarcação do que será considerado importante para levantamento dos temas, definição das unidades de contexto e o esclarecimento do tratamento de dados. Por fim, a interpretação de todo o material analisado, em diálogo com os referenciais teóricos que sustentam o estudo. A análise temática permitiu apreender núcleos de sentido contidos nas narrativas, compreendendo a experiência vivida pelos movimentos reflexivos e de transformação das práticas educativas nos contextos pesquisados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8405_TB3235_14032025133109.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DE MACEDO ABREU" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biamacedoabreu24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }