CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: A EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO NA CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA ENTOMOLÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131244 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3044 "inscrito_id" => 4716 "titulo" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: A EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO NA CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA ENTOMOLÓGICA" "resumo" => "Os cursos de graduação, como o de Licenciatura em Ciências Biológicas promovem discussões na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com o intuito de promover a democratização e compartilhamento de saberes que faça sentido no contexto de vida dos indivíduos, mesmo que não faça parte do meio científico-tecnológico, podendo avaliar, comparar e ressignificar o conhecimento. Uma das maneiras de promover o movimento CTSA, é por meio do desenvolvimento de projetos de extensão visando dialogar o conhecimento acadêmico com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, técnico e cultural. Assim, a estruturação de projetos de extensão é essencial no processo de formação acadêmica de futuros profissionais, para que estes atuem de maneira crítica e responsável na disseminação do conhecimento científico. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo narrar a elaboração de uma cartilha como projeto de extensão na graduação e discutir as contribuições para a formação de professores. Como metodologia, assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, para a construção de dados, utilizamos relatos de experiência de um discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), assim como registros da realização e a cartilha utilizada no projeto. Os relatos destacam o processo de elaboração da cartilha sobre entomologia e as reflexões formativas do professor. Com análise qualitativa dos dados, evidenciamos que a experiência favorece competência e habilidades para a formação dos futuros profissionais, Além disso, o processo criativo possibilita elaborar estratégias para atender as demandas atuais da educação, de formação cidadã e de compreensão do conhecimento científico na vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4716_TB3044_11032025213108.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL BARROS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "Barros" "autor_email" => "luskabarros51@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131244 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3044 "inscrito_id" => 4716 "titulo" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: A EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO NA CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA ENTOMOLÓGICA" "resumo" => "Os cursos de graduação, como o de Licenciatura em Ciências Biológicas promovem discussões na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com o intuito de promover a democratização e compartilhamento de saberes que faça sentido no contexto de vida dos indivíduos, mesmo que não faça parte do meio científico-tecnológico, podendo avaliar, comparar e ressignificar o conhecimento. Uma das maneiras de promover o movimento CTSA, é por meio do desenvolvimento de projetos de extensão visando dialogar o conhecimento acadêmico com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, técnico e cultural. Assim, a estruturação de projetos de extensão é essencial no processo de formação acadêmica de futuros profissionais, para que estes atuem de maneira crítica e responsável na disseminação do conhecimento científico. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo narrar a elaboração de uma cartilha como projeto de extensão na graduação e discutir as contribuições para a formação de professores. Como metodologia, assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, para a construção de dados, utilizamos relatos de experiência de um discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), assim como registros da realização e a cartilha utilizada no projeto. Os relatos destacam o processo de elaboração da cartilha sobre entomologia e as reflexões formativas do professor. Com análise qualitativa dos dados, evidenciamos que a experiência favorece competência e habilidades para a formação dos futuros profissionais, Além disso, o processo criativo possibilita elaborar estratégias para atender as demandas atuais da educação, de formação cidadã e de compreensão do conhecimento científico na vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4716_TB3044_11032025213108.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL BARROS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "Barros" "autor_email" => "luskabarros51@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }