Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GINCANA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA SUPERAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134118
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6987
    "inscrito_id" => 5976
    "titulo" => "GINCANA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA SUPERAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "A aprendizagem da Matemática é essencial para o desenvolvimento do pensamento lógico, da capacidade de resolução de problemas e da autonomia cognitiva. No entanto, não foi essa realidade que encontramos no nosso município. Na análise da Avaliação Diagnóstica realizada no início do ano letivo, evidenciou dificuldades significativas dos alunos do 6º ao 9º ano nas quatro operações matemáticas, especialmente na multiplicação e divisão, assim como em conceitos de geometria. Tal defasagem, intensificada pelos impactos da pandemia da COVID-19, comprometeram o desempenho acadêmico e isto ainda afeta indicadores educacionais, como a proficiência aferida pelo IDEB. Com o intuito de minimizar essas dificuldades e tornar a Matemática mais acessível e atrativa, foi implementado o projeto Gincana de Matemática no Colégio Municipal Monsenhor Júlio Maria no município de Camutanga. Tendo como objetivo geral, despertar nos alunos o gosto pela matemática, levando-o a perceber que esta disciplina, além de concentração e estudo, também pode proporcionar momentos divertidos e prazerosos. A metodologia aplicada, explorou estratégias didáticas que favoreceram a compreensão e aplicação do conhecimento matemático no cotidiano, promoveu atividades lúdicas, na quadra da escola, onde as equipes se dividiram por cores para se apresentarem no dia da culminância para cumprirem as provas, baseadas em jogos matemáticos, trilhas, que estimularam a resolução de problemas de forma prazerosa, incentivando o trabalho em equipe, a solidariedade e o protagonismo estudantil. Este projeto está fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados da gincana foram expressivos, refletindo-se no maior interesse dos alunos pelas aulas, na melhoria do raciocínio matemático e na elevação dos níveis de proficiência. O impacto positivo também se manifestou na participação dos estudantes em Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, culminando na conquista de medalhas e menções honrosas, resultados inéditos para a instituição. Dessa forma, a Gincana de Matemática demonstrou ser uma metodologia eficaz para a superação das dificuldades de aprendizagem, contribuindo significativamente para a qualidade do ensino da Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5976_TB6987_08042025234549.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANDA VIRGINIO CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "IVANDA"
    "autor_email" => "ivandavc@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134118
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6987
    "inscrito_id" => 5976
    "titulo" => "GINCANA DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA SUPERAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "A aprendizagem da Matemática é essencial para o desenvolvimento do pensamento lógico, da capacidade de resolução de problemas e da autonomia cognitiva. No entanto, não foi essa realidade que encontramos no nosso município. Na análise da Avaliação Diagnóstica realizada no início do ano letivo, evidenciou dificuldades significativas dos alunos do 6º ao 9º ano nas quatro operações matemáticas, especialmente na multiplicação e divisão, assim como em conceitos de geometria. Tal defasagem, intensificada pelos impactos da pandemia da COVID-19, comprometeram o desempenho acadêmico e isto ainda afeta indicadores educacionais, como a proficiência aferida pelo IDEB. Com o intuito de minimizar essas dificuldades e tornar a Matemática mais acessível e atrativa, foi implementado o projeto Gincana de Matemática no Colégio Municipal Monsenhor Júlio Maria no município de Camutanga. Tendo como objetivo geral, despertar nos alunos o gosto pela matemática, levando-o a perceber que esta disciplina, além de concentração e estudo, também pode proporcionar momentos divertidos e prazerosos. A metodologia aplicada, explorou estratégias didáticas que favoreceram a compreensão e aplicação do conhecimento matemático no cotidiano, promoveu atividades lúdicas, na quadra da escola, onde as equipes se dividiram por cores para se apresentarem no dia da culminância para cumprirem as provas, baseadas em jogos matemáticos, trilhas, que estimularam a resolução de problemas de forma prazerosa, incentivando o trabalho em equipe, a solidariedade e o protagonismo estudantil. Este projeto está fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados da gincana foram expressivos, refletindo-se no maior interesse dos alunos pelas aulas, na melhoria do raciocínio matemático e na elevação dos níveis de proficiência. O impacto positivo também se manifestou na participação dos estudantes em Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, culminando na conquista de medalhas e menções honrosas, resultados inéditos para a instituição. Dessa forma, a Gincana de Matemática demonstrou ser uma metodologia eficaz para a superação das dificuldades de aprendizagem, contribuindo significativamente para a qualidade do ensino da Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5976_TB6987_08042025234549.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANDA VIRGINIO CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "IVANDA"
    "autor_email" => "ivandavc@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A aprendizagem da Matemática é essencial para o desenvolvimento do pensamento lógico, da capacidade de resolução de problemas e da autonomia cognitiva. No entanto, não foi essa realidade que encontramos no nosso município. Na análise da Avaliação Diagnóstica realizada no início do ano letivo, evidenciou dificuldades significativas dos alunos do 6º ao 9º ano nas quatro operações matemáticas, especialmente na multiplicação e divisão, assim como em conceitos de geometria. Tal defasagem, intensificada pelos impactos da pandemia da COVID-19, comprometeram o desempenho acadêmico e isto ainda afeta indicadores educacionais, como a proficiência aferida pelo IDEB. Com o intuito de minimizar essas dificuldades e tornar a Matemática mais acessível e atrativa, foi implementado o projeto Gincana de Matemática no Colégio Municipal Monsenhor Júlio Maria no município de Camutanga. Tendo como objetivo geral, despertar nos alunos o gosto pela matemática, levando-o a perceber que esta disciplina, além de concentração e estudo, também pode proporcionar momentos divertidos e prazerosos. A metodologia aplicada, explorou estratégias didáticas que favoreceram a compreensão e aplicação do conhecimento matemático no cotidiano, promoveu atividades lúdicas, na quadra da escola, onde as equipes se dividiram por cores para se apresentarem no dia da culminância para cumprirem as provas, baseadas em jogos matemáticos, trilhas, que estimularam a resolução de problemas de forma prazerosa, incentivando o trabalho em equipe, a solidariedade e o protagonismo estudantil. Este projeto está fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados da gincana foram expressivos, refletindo-se no maior interesse dos alunos pelas aulas, na melhoria do raciocínio matemático e na elevação dos níveis de proficiência. O impacto positivo também se manifestou na participação dos estudantes em Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, culminando na conquista de medalhas e menções honrosas, resultados inéditos para a instituição. Dessa forma, a Gincana de Matemática demonstrou ser uma metodologia eficaz para a superação das dificuldades de aprendizagem, contribuindo significativamente para a qualidade do ensino da Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.