Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGO ENTRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131235
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3032
    "inscrito_id" => 4671
    "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A divulgação científica, é uma das maneiras de promover o diálogo entre os conhecimentos científicos produzidos nas comunidades acadêmicas com a sociedade. Umas das bases das Universidades Federais do Pará para promover a divulgação científica é a extensão, a fim de fomentar este pilar, os discentes dos cursos de licenciatura promovem atividades extensionistas nas escolas e fora dela, concebido como uma forma de divulgar os conhecimentos desenvolvidos na universidade para a comunidade escolar e ou para sociedade de modo geral, o que proporciona aos futuros professores aprendizagens da docência ao contato direto com estudantes, professores e sociedade. Este trabalho de natureza qualitativa, na modalidade da pesquisa Narrativa, objetiva relatar o processo criativo do desenvolvimento de uma dinâmica de divulgação científica, sobre a identificação de zooplâncton, por uma discente de Ciências Biológicas e destacar experiências formativas do processo. Tal dinâmica foi apresentada em eventos abertos para o público. Como dados, utilizamos relatos da experiência de uma discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a dinâmica realizada no evento. Os dados tratados por meio da análise qualitativa, retratam que o processo vivido na dinâmica como os participantes proporcionaram experiências formativas de docência, na medida em que em meio as curiosidades dos participantes estimularam saberes na futura professora. Assim como também destacou a importância de eventos de divulgação científica, tanto para a universidade na imagem dos discentes como para a sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4671_TB3032_11032025212840.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEMILLY DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JHEMILLY"
    "autor_email" => "jhemilly.soares@icb.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131235
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3032
    "inscrito_id" => 4671
    "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A divulgação científica, é uma das maneiras de promover o diálogo entre os conhecimentos científicos produzidos nas comunidades acadêmicas com a sociedade. Umas das bases das Universidades Federais do Pará para promover a divulgação científica é a extensão, a fim de fomentar este pilar, os discentes dos cursos de licenciatura promovem atividades extensionistas nas escolas e fora dela, concebido como uma forma de divulgar os conhecimentos desenvolvidos na universidade para a comunidade escolar e ou para sociedade de modo geral, o que proporciona aos futuros professores aprendizagens da docência ao contato direto com estudantes, professores e sociedade. Este trabalho de natureza qualitativa, na modalidade da pesquisa Narrativa, objetiva relatar o processo criativo do desenvolvimento de uma dinâmica de divulgação científica, sobre a identificação de zooplâncton, por uma discente de Ciências Biológicas e destacar experiências formativas do processo. Tal dinâmica foi apresentada em eventos abertos para o público. Como dados, utilizamos relatos da experiência de uma discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a dinâmica realizada no evento. Os dados tratados por meio da análise qualitativa, retratam que o processo vivido na dinâmica como os participantes proporcionaram experiências formativas de docência, na medida em que em meio as curiosidades dos participantes estimularam saberes na futura professora. Assim como também destacou a importância de eventos de divulgação científica, tanto para a universidade na imagem dos discentes como para a sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4671_TB3032_11032025212840.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEMILLY DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "JHEMILLY"
    "autor_email" => "jhemilly.soares@icb.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A divulgação científica, é uma das maneiras de promover o diálogo entre os conhecimentos científicos produzidos nas comunidades acadêmicas com a sociedade. Umas das bases das Universidades Federais do Pará para promover a divulgação científica é a extensão, a fim de fomentar este pilar, os discentes dos cursos de licenciatura promovem atividades extensionistas nas escolas e fora dela, concebido como uma forma de divulgar os conhecimentos desenvolvidos na universidade para a comunidade escolar e ou para sociedade de modo geral, o que proporciona aos futuros professores aprendizagens da docência ao contato direto com estudantes, professores e sociedade. Este trabalho de natureza qualitativa, na modalidade da pesquisa Narrativa, objetiva relatar o processo criativo do desenvolvimento de uma dinâmica de divulgação científica, sobre a identificação de zooplâncton, por uma discente de Ciências Biológicas e destacar experiências formativas do processo. Tal dinâmica foi apresentada em eventos abertos para o público. Como dados, utilizamos relatos da experiência de uma discente de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a dinâmica realizada no evento. Os dados tratados por meio da análise qualitativa, retratam que o processo vivido na dinâmica como os participantes proporcionaram experiências formativas de docência, na medida em que em meio as curiosidades dos participantes estimularam saberes na futura professora. Assim como também destacou a importância de eventos de divulgação científica, tanto para a universidade na imagem dos discentes como para a sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.