A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FACILITADOR DO APRENDIZADO NO SEXTO ANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130753 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2361 "inscrito_id" => 9827 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FACILITADOR DO APRENDIZADO NO SEXTO ANO" "resumo" => "Nos últimos anos, tem-se observado um crescente desinteresse dos alunos pelas aulas, e a matemática é frequentemente vista como uma das disciplinas mais difíceis e abstratas. No 6 º ano do ensino fundamental, essa dificuldade se torna ainda mais evidente, pois os alunos começam a lidar com conceitos mais complexos e formais. Um dos fatores que contribuem para essa rejeição é a falta de conexão entre os conteúdos matemáticos e a realidade dos estudantes, tornando o ensino muitas vezes mecânico e desmotivador. Diante desse desafio, a introdução da história da matemática pode se revelar uma metodologia eficiente para despertar o interesse dos alunos. Ao conhecerem a origem dos conceitos matemáticos, suas aplicações ao longo do tempo e a contribuição de diferentes civilizações, os estudantes passam a perceber a matemática como uma construção humana, essencial para o desenvolvimento da sociedade. Isso torna a aprendizagem mais significativa, contextualizada e envolvente. Assim, o presente artigo busca demonstrar a importância da história da matemática como estratégia pedagógica no 6º ano do ensino fundamental. A partir de pesquisas e práticas realizadas em sala de aula, pretende-se analisar como essa abordagem pode contribuir para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade pela matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9827_TB2361_11032025170820.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO VITOR FERREIRA FONTOURA" "autor_nome_curto" => "JOAO" "autor_email" => "jvfontouraff@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130753 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2361 "inscrito_id" => 9827 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FACILITADOR DO APRENDIZADO NO SEXTO ANO" "resumo" => "Nos últimos anos, tem-se observado um crescente desinteresse dos alunos pelas aulas, e a matemática é frequentemente vista como uma das disciplinas mais difíceis e abstratas. No 6 º ano do ensino fundamental, essa dificuldade se torna ainda mais evidente, pois os alunos começam a lidar com conceitos mais complexos e formais. Um dos fatores que contribuem para essa rejeição é a falta de conexão entre os conteúdos matemáticos e a realidade dos estudantes, tornando o ensino muitas vezes mecânico e desmotivador. Diante desse desafio, a introdução da história da matemática pode se revelar uma metodologia eficiente para despertar o interesse dos alunos. Ao conhecerem a origem dos conceitos matemáticos, suas aplicações ao longo do tempo e a contribuição de diferentes civilizações, os estudantes passam a perceber a matemática como uma construção humana, essencial para o desenvolvimento da sociedade. Isso torna a aprendizagem mais significativa, contextualizada e envolvente. Assim, o presente artigo busca demonstrar a importância da história da matemática como estratégia pedagógica no 6º ano do ensino fundamental. A partir de pesquisas e práticas realizadas em sala de aula, pretende-se analisar como essa abordagem pode contribuir para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade pela matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9827_TB2361_11032025170820.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO VITOR FERREIRA FONTOURA" "autor_nome_curto" => "JOAO" "autor_email" => "jvfontouraff@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }