Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA LÚDICA PARA VALORIZAÇÃO DAS IDENTIDADES E COMBATE AO RACISMO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga a importância da educação antirracista na infância, por meio de uma oficina voltada para crianças de 4 a 5 anos, realizada no contexto do projeto de extensão "Racismo na Infância: Educação Antirracista e Autoproteção" promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente (GECRIA) da UFPE. O objetivo geral foi trabalhar o tema das identidades e do antirracismo de forma lúdica e interativa, com foco no respeito pelas identidades próprias e dos outros, especialmente para crianças negras, que são as mais afetadas por violações de direitos. Os objetivos específicos incluíram apresentar o tema do antirracismo, promover o reconhecimento das identidades de si e do outro e incentivar a autoestima das crianças negras. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com a aplicação da oficina, que envolveu atividades de contação de histórias, dinâmicas artísticas e interações grupais. Os dados foram analisados a partir das observações das interações e produções artísticas das crianças. Os resultados indicam que a abordagem lúdica facilitou a reflexão sobre identidade e antirracismo, resultando na valorização da diversidade e no fortalecimento do respeito mútuo. A conclusão aponta que práticas pedagógicas lúdicas, como a apresentada na oficina, são eficazes para promover a educação antirracista na infância. Além disso, contribuem para a formação de crianças conscientes de suas identidades e direitos, sendo uma ferramenta crucial no combate ao racismo desde os primeiros anos de vida.

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