Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA MANELINO GERMANO SALVADOR, EM BONFIM-RR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

De acordo com o artigo 231 da Constituição Federal de 1998, é reconhecido aos povos indígenas uma organização própria conforme seus costumes e sua cultura, sendo de responsabilidade da União garantir, proteger e respeitar esses direitos. Seguindo essa linha de raciocínio, a Educação Escolar Indígena também faz parte desses direitos concedidos à essa população. No estado de Roraima, por mais lenta que seja a efetivação desses direitos educacionais, percebe-se que a luta e manifestação desses povos têm gerado algum resultado no âmbito das esferas estaduais e municipais. Tendo como resultado concursos e seletivos públicos específicos para professores indígenas, desenvolvimento de material didático na língua materna, calendário escolar diferenciado de acordo com as realidades a qual a comunidade está inserida, entre outros. Diante de todas essas conquistas ainda falta muito para avançar na educação, pois percebemos em muitas regiões do estado um descaso com a crianças e jovens, além dos profissionais da educação, como a falta de prédios, transporte escolar, falta de professores, infraestrutura, principalmente as localidades mais distantes e de difícil acesso. O presente Trabalho tem como objetivo principal analisar e apresentar alguns dos desafios encontrados pelos profissionais da educação e comunidades indígenas no que diz respeito à educação escolar indígena no estado de Roraima, especificamente na Escola Estadual Indígena Manelino Germano Salvador. Ainda são muito os impasses para avançar e concretizar os direitos educacionais dos povos originários. Nos últimos anos, os professores indígenas vêm insistentemente afirmando a necessidade de contarem com currículos mais próximos de suas realidades e mais condizentes com as novas demandas de seus povos.

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