EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ENTRE GARANTIAS LEGAIS E REALIDADE ESTATÍSTICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130339 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1800 "inscrito_id" => 4103 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ENTRE GARANTIAS LEGAIS E REALIDADE ESTATÍSTICA." "resumo" => "A Constituição Federal de 1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garantem a educação inclusiva, mas, de acordo com dados do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023), essa inclusão ainda não se concretizou plenamente. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo é examinar os obstáculos à efetivação da educação inclusiva no Brasil, levando em conta as garantias legais e a necessidade de práticas pedagógicas que favoreçam o acesso, a permanência e a aprendizagem efetiva de estudantes com deficiência nas escolas regulares. A educação inclusiva de qualidade é essencial para a formação de cidadãos preparados no exercício da cidadania e atuação no mercado de trabalho. Para desenvolver esta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica com obras de autores como Mantoan (2006), Ghiraldelli (2014) e Vygotsky (1978). Além disso, utilizou-se como referência cultural o filme "Hoje Quero Voltar Sozinho" (2014) e dados estatísticos do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023). Os resultados indicam que a inclusão exige a reestruturação das práticas pedagógicas e a adequação das escolas para atender todos os alunos, bem como ações que garantam acesso, permanência e aprendizado são cruciais para a formação cidadã e profissional dos estudantes. Nessa perspectiva, o engajamento do poder público é essencial para proporcionar acessibilidade e capacitação profissional, enquanto a colaboração entre escolas e famílias é fundamental na promoção de um ambiente educacional acolhedor e inclusivo. Dessa forma, cada aluno pode desenvolver seu potencial de maneira respeitosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4103_TB1800_11032025000608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA RODRIGUES DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziarmacedo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130339 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1800 "inscrito_id" => 4103 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ENTRE GARANTIAS LEGAIS E REALIDADE ESTATÍSTICA." "resumo" => "A Constituição Federal de 1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garantem a educação inclusiva, mas, de acordo com dados do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023), essa inclusão ainda não se concretizou plenamente. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo é examinar os obstáculos à efetivação da educação inclusiva no Brasil, levando em conta as garantias legais e a necessidade de práticas pedagógicas que favoreçam o acesso, a permanência e a aprendizagem efetiva de estudantes com deficiência nas escolas regulares. A educação inclusiva de qualidade é essencial para a formação de cidadãos preparados no exercício da cidadania e atuação no mercado de trabalho. Para desenvolver esta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica com obras de autores como Mantoan (2006), Ghiraldelli (2014) e Vygotsky (1978). Além disso, utilizou-se como referência cultural o filme "Hoje Quero Voltar Sozinho" (2014) e dados estatísticos do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023). Os resultados indicam que a inclusão exige a reestruturação das práticas pedagógicas e a adequação das escolas para atender todos os alunos, bem como ações que garantam acesso, permanência e aprendizado são cruciais para a formação cidadã e profissional dos estudantes. Nessa perspectiva, o engajamento do poder público é essencial para proporcionar acessibilidade e capacitação profissional, enquanto a colaboração entre escolas e famílias é fundamental na promoção de um ambiente educacional acolhedor e inclusivo. Dessa forma, cada aluno pode desenvolver seu potencial de maneira respeitosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4103_TB1800_11032025000608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA RODRIGUES DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziarmacedo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }