ELABORAÇÃO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130948 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2641 "inscrito_id" => 9183 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência, desenvolvida em sala de aula, com o uso de podcast para o ensino de química. Tal proposta foi desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio integrado dos cursos Técnico de Meio Ambiente e Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)/ Campus- Santa Rita. Durante a execução dessa atividade, os alunos organizaram-se em equipes para a elaboração do podcast. Diferentes temas foram selecionados com o intuito de envolver os alunos na produção da mídia de conteúdo, utilizando os assuntos mais empregados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com ênfase nos aspectos da química ambiental, a saber: tratamento de água, poluição, cinética química, etc. Durante o processo, foi observado a expectativa e curiosidade dos discentes na produção desse recurso. Para embasar nossa pesquisa, nós utilizamos os seguintes teóricos: Freire (1996), Silva (2023), Scartezini e Arantes (2023), entre outros. A partir das apresentações, foi constatada certa dificuldade dos educandos quanto ao uso de ferramentas para gravação dos podcasts, mesmo havendo a orientação por parte do docente quanto aos sites e plataformas gratuitas disponíveis para a execução do projeto. Além disso, cerca de 80% dos estudantes avaliaram, positivamente, essa ferramenta digital para o ensino da disciplina de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9183_TB2641_11032025193406.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEN ALVES SILVA LUCENA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SUELEN" "autor_email" => "suelen.medeiros@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130948 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2641 "inscrito_id" => 9183 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência, desenvolvida em sala de aula, com o uso de podcast para o ensino de química. Tal proposta foi desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio integrado dos cursos Técnico de Meio Ambiente e Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)/ Campus- Santa Rita. Durante a execução dessa atividade, os alunos organizaram-se em equipes para a elaboração do podcast. Diferentes temas foram selecionados com o intuito de envolver os alunos na produção da mídia de conteúdo, utilizando os assuntos mais empregados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com ênfase nos aspectos da química ambiental, a saber: tratamento de água, poluição, cinética química, etc. Durante o processo, foi observado a expectativa e curiosidade dos discentes na produção desse recurso. Para embasar nossa pesquisa, nós utilizamos os seguintes teóricos: Freire (1996), Silva (2023), Scartezini e Arantes (2023), entre outros. A partir das apresentações, foi constatada certa dificuldade dos educandos quanto ao uso de ferramentas para gravação dos podcasts, mesmo havendo a orientação por parte do docente quanto aos sites e plataformas gratuitas disponíveis para a execução do projeto. Além disso, cerca de 80% dos estudantes avaliaram, positivamente, essa ferramenta digital para o ensino da disciplina de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9183_TB2641_11032025193406.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEN ALVES SILVA LUCENA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SUELEN" "autor_email" => "suelen.medeiros@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }