Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130948
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2641
    "inscrito_id" => 9183
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência, desenvolvida em sala de aula, com o uso de podcast para o ensino de química. Tal proposta foi desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio integrado dos cursos Técnico de Meio Ambiente e Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)/ Campus- Santa Rita. Durante a execução dessa atividade, os alunos organizaram-se em equipes para a elaboração do podcast. Diferentes temas foram selecionados com o intuito de envolver os alunos na produção da mídia de conteúdo, utilizando os assuntos mais empregados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com ênfase nos aspectos da química ambiental, a saber: tratamento de água, poluição, cinética química, etc. Durante o processo, foi observado a expectativa e curiosidade dos discentes na produção desse recurso. Para embasar nossa pesquisa, nós utilizamos os seguintes teóricos: Freire (1996), Silva (2023), Scartezini e Arantes (2023), entre outros. A partir das apresentações, foi constatada certa dificuldade dos educandos quanto ao uso de ferramentas para gravação dos podcasts, mesmo havendo a orientação por parte do docente quanto aos sites e plataformas gratuitas disponíveis para a execução do projeto. Além disso, cerca de 80% dos estudantes avaliaram, positivamente, essa ferramenta digital para o ensino da disciplina de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9183_TB2641_11032025193406.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEN ALVES SILVA LUCENA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "SUELEN"
    "autor_email" => "suelen.medeiros@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130948
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2641
    "inscrito_id" => 9183
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência, desenvolvida em sala de aula, com o uso de podcast para o ensino de química. Tal proposta foi desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio integrado dos cursos Técnico de Meio Ambiente e Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)/ Campus- Santa Rita. Durante a execução dessa atividade, os alunos organizaram-se em equipes para a elaboração do podcast. Diferentes temas foram selecionados com o intuito de envolver os alunos na produção da mídia de conteúdo, utilizando os assuntos mais empregados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com ênfase nos aspectos da química ambiental, a saber: tratamento de água, poluição, cinética química, etc. Durante o processo, foi observado a expectativa e curiosidade dos discentes na produção desse recurso. Para embasar nossa pesquisa, nós utilizamos os seguintes teóricos: Freire (1996), Silva (2023), Scartezini e Arantes (2023), entre outros. A partir das apresentações, foi constatada certa dificuldade dos educandos quanto ao uso de ferramentas para gravação dos podcasts, mesmo havendo a orientação por parte do docente quanto aos sites e plataformas gratuitas disponíveis para a execução do projeto. Além disso, cerca de 80% dos estudantes avaliaram, positivamente, essa ferramenta digital para o ensino da disciplina de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9183_TB2641_11032025193406.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEN ALVES SILVA LUCENA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "SUELEN"
    "autor_email" => "suelen.medeiros@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência, desenvolvida em sala de aula, com o uso de podcast para o ensino de química. Tal proposta foi desenvolvida em turmas do 3º ano do ensino médio integrado dos cursos Técnico de Meio Ambiente e Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)/ Campus- Santa Rita. Durante a execução dessa atividade, os alunos organizaram-se em equipes para a elaboração do podcast. Diferentes temas foram selecionados com o intuito de envolver os alunos na produção da mídia de conteúdo, utilizando os assuntos mais empregados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com ênfase nos aspectos da química ambiental, a saber: tratamento de água, poluição, cinética química, etc. Durante o processo, foi observado a expectativa e curiosidade dos discentes na produção desse recurso. Para embasar nossa pesquisa, nós utilizamos os seguintes teóricos: Freire (1996), Silva (2023), Scartezini e Arantes (2023), entre outros. A partir das apresentações, foi constatada certa dificuldade dos educandos quanto ao uso de ferramentas para gravação dos podcasts, mesmo havendo a orientação por parte do docente quanto aos sites e plataformas gratuitas disponíveis para a execução do projeto. Além disso, cerca de 80% dos estudantes avaliaram, positivamente, essa ferramenta digital para o ensino da disciplina de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.