Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE ENSINO - PARA UMA QUÍMICA INCLUSIVA COM LIBRAS: APRENDENDO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A química como disciplina escolar em diversos trabalhos científicos é atribuída a uma disciplina complicada de entender ou apenas de decorar fórmulas químicas. Observamos na pesquisa feita por Paz, Neto e Oliveira (2010), que a falta de recursos e o desinteresse dos alunos afetam de forma negativa o processo de ensino-aprendizagem. Essa realidade se torna ainda mais emblemática quando envolvemos alunos com deficiência auditiva, pois o ensino de química se encontra restrito pois existem palavras no ramo da disciplina que não possuem significado na língua de sinais. Dessa forma, esse trabalho foi desenvolvido como uma proposta de ensino com o objetivo de promover a inclusão de estudantes surdos no Ensino de Química, desenvolvendo uma sequência didática abordando o conteúdo de Ligações Químicas. Defendemos a fala de Luz (2016) quando ressalta que precisamos elaborar uma metodologia realmente inclusiva e eficiente para o Ensino de Química que seja mais coerente com a forma de como se apresenta o atual contexto econômico, científico, social e cultural, possibilitando assim uma aprendizagem verdadeiramente significativa por parte dos alunos surdos. Como resultados qualitativos proporcionamos uma aprendizagem significativa e inclusiva por meio da metodologia proposta, que inclui a elaboração de planos de aula adaptados, estratégias de ensino visuais e interativas, e a criação de um portfólio intitulado de “QuiLibras". Logo, uma possível continuidade dessa proposta poderá contribuir para a criação de práticas pedagógicas cada vez mais eficazes e inclusivas, beneficiando não apenas os alunos surdos, mas também contribuindo para uma educação mais justa e igualitária para todos.

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