PERFIL DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E SEU REFLEXO NO RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132781 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5189 "inscrito_id" => 11706 "titulo" => "PERFIL DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E SEU REFLEXO NO RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS" "resumo" => "Este estudo vincula-se ao projeto indissociável "Mapeamento das Condições Socioeconômicas e Rendimento Escolar dos Alunos do IFRS- Campus Rio Grande", o qual está sendo desenvolvido com fomento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande, durante o ano de 2025. A pesquisa tem por objetivo investigar o contexto socioeconômico e o rendimento escolar no qual os alunos estão inseridos. A necessidade de se compreender as condições de vida dos estudantes é urgente, especialmente diante das desigualdades que permeiam a educação e dos desafios enfrentados pelas mudanças climáticas no sul do Brasil. Dessa forma, justifica-se a importância de identificar as barreiras enfrentadas pelos alunos dos grupos sociais populares e o impacto para a sua permanência e êxito, promovendo, assim, o desenvolvimento de estratégias que visem sua inclusão e sucesso acadêmico. Como metodologia adotada haverá a elaboração de um formulário estruturado para a coleta sistemática de informações relevantes sobre a renda familiar, condições das moradias, rendimento escolar e acesso à educação. A pesquisa será desenvolvida em três fases principais: na primeira fase será realizada uma revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente as questões a serem abordadas, com base nos estudos das obras de Bernard Lahire. Em um segundo momento, será elaborado um formulário para coletar informações sobre aspectos socioeconômicos, familiares e desempenho escolar, o qual possui aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS. Após a análise dos dados coletados, em um terceiro momento, os alunos serão convidados a participar de grupos de discussão para um aprofundamento qualitativo dos temas levantados. Por fim, os resultados irão orientar a criação de ações concretas de apoio, visando a permanência dos alunos na instituição e a promoção de um ambiente educacional mais equitativo e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11706_TB5189_07042025172504.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZELE BORGES NUNES" "autor_nome_curto" => "ROZELE" "autor_email" => "rozele.nunes@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132781 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5189 "inscrito_id" => 11706 "titulo" => "PERFIL DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E SEU REFLEXO NO RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS" "resumo" => "Este estudo vincula-se ao projeto indissociável "Mapeamento das Condições Socioeconômicas e Rendimento Escolar dos Alunos do IFRS- Campus Rio Grande", o qual está sendo desenvolvido com fomento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande, durante o ano de 2025. A pesquisa tem por objetivo investigar o contexto socioeconômico e o rendimento escolar no qual os alunos estão inseridos. A necessidade de se compreender as condições de vida dos estudantes é urgente, especialmente diante das desigualdades que permeiam a educação e dos desafios enfrentados pelas mudanças climáticas no sul do Brasil. Dessa forma, justifica-se a importância de identificar as barreiras enfrentadas pelos alunos dos grupos sociais populares e o impacto para a sua permanência e êxito, promovendo, assim, o desenvolvimento de estratégias que visem sua inclusão e sucesso acadêmico. Como metodologia adotada haverá a elaboração de um formulário estruturado para a coleta sistemática de informações relevantes sobre a renda familiar, condições das moradias, rendimento escolar e acesso à educação. A pesquisa será desenvolvida em três fases principais: na primeira fase será realizada uma revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente as questões a serem abordadas, com base nos estudos das obras de Bernard Lahire. Em um segundo momento, será elaborado um formulário para coletar informações sobre aspectos socioeconômicos, familiares e desempenho escolar, o qual possui aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS. Após a análise dos dados coletados, em um terceiro momento, os alunos serão convidados a participar de grupos de discussão para um aprofundamento qualitativo dos temas levantados. Por fim, os resultados irão orientar a criação de ações concretas de apoio, visando a permanência dos alunos na instituição e a promoção de um ambiente educacional mais equitativo e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11706_TB5189_07042025172504.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZELE BORGES NUNES" "autor_nome_curto" => "ROZELE" "autor_email" => "rozele.nunes@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }