BRINCAR, EXPLORAR E EXPRESSAR: ESTRATÉGIAS MONTESSORIANAS E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E SENSORIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130373 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1842 "inscrito_id" => 8666 "titulo" => "BRINCAR, EXPLORAR E EXPRESSAR: ESTRATÉGIAS MONTESSORIANAS E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E SENSORIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar a aplicação de atividades montessorianas no desenvolvimento integral de crianças de 1 a 2 anos no Centro de Convivência Infantil “Ermelinda Ottoni de Souza Queiróz” (CCIn) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), no ano de 2024. As atividades propostas buscaram estimular habilidades motoras, cognitivas e sensoriais, respeitando o ritmo e as necessidades individuais das crianças, conforme os princípios da pedagogia montessoriana e em alinhamento com os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia envolveu a criação de um ambiente preparado com materiais específicos que promovem a exploração ativa e autônoma, seguindo as diretrizes de Maria Montessori. Os resultados indicaram melhorias na autonomia e no desenvolvimento motor das crianças. Atividades de coordenação motora fina (encaixar peças e manipular objetos) aperfeiçoaram a precisão manual, enquanto a coordenação motora grossa (rastejar, engatinhar, subir escadas) fortaleceu o controle corporal. A coordenação motora ampla, estimulada pela exploração da natureza e desafios motores, aprimorou equilíbrio e percepção espacial. O painel montessoriano incentivou a independência em tarefas como se alimentar e calçar sapatos. O percurso sensorial e o circuito psicomotor espumado contribuíram para o fortalecimento muscular e a interação com o ambiente. Esses avanços alinharam-se aos direitos da BNCC: brincar, promovendo experiências lúdicas e ativas; explorar, incentivando a investigação do meio; e expressar, permitindo múltiplas formas de comunicação e autonomia. Conclui-se que a pedagogia montessoriana, aplicada de forma planejada e sistemática, proporciona experiências ricas para o desenvolvimento infantil. O estímulo à autonomia e à exploração sensorial fortalece a construção da identidade da criança e amplia sua compreensão do mundo ao redor, destacando a importância de práticas educativas baseadas na experimentação e no respeito à individualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8666_TB1842_11032025074608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA MODA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alemoda@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130373 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1842 "inscrito_id" => 8666 "titulo" => "BRINCAR, EXPLORAR E EXPRESSAR: ESTRATÉGIAS MONTESSORIANAS E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E SENSORIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar a aplicação de atividades montessorianas no desenvolvimento integral de crianças de 1 a 2 anos no Centro de Convivência Infantil “Ermelinda Ottoni de Souza Queiróz” (CCIn) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), no ano de 2024. As atividades propostas buscaram estimular habilidades motoras, cognitivas e sensoriais, respeitando o ritmo e as necessidades individuais das crianças, conforme os princípios da pedagogia montessoriana e em alinhamento com os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia envolveu a criação de um ambiente preparado com materiais específicos que promovem a exploração ativa e autônoma, seguindo as diretrizes de Maria Montessori. Os resultados indicaram melhorias na autonomia e no desenvolvimento motor das crianças. Atividades de coordenação motora fina (encaixar peças e manipular objetos) aperfeiçoaram a precisão manual, enquanto a coordenação motora grossa (rastejar, engatinhar, subir escadas) fortaleceu o controle corporal. A coordenação motora ampla, estimulada pela exploração da natureza e desafios motores, aprimorou equilíbrio e percepção espacial. O painel montessoriano incentivou a independência em tarefas como se alimentar e calçar sapatos. O percurso sensorial e o circuito psicomotor espumado contribuíram para o fortalecimento muscular e a interação com o ambiente. Esses avanços alinharam-se aos direitos da BNCC: brincar, promovendo experiências lúdicas e ativas; explorar, incentivando a investigação do meio; e expressar, permitindo múltiplas formas de comunicação e autonomia. Conclui-se que a pedagogia montessoriana, aplicada de forma planejada e sistemática, proporciona experiências ricas para o desenvolvimento infantil. O estímulo à autonomia e à exploração sensorial fortalece a construção da identidade da criança e amplia sua compreensão do mundo ao redor, destacando a importância de práticas educativas baseadas na experimentação e no respeito à individualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8666_TB1842_11032025074608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA MODA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alemoda@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }