Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130283
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1711
    "inscrito_id" => 9083
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O ensino de Geografia para a formação cidadã na Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer a atenção do uso de práticas pedagógicas que contemplem as especificidades da modalidade. Para isso, podemos atribuir a linguagem cartográfica para subsidiar as práticas, iniciando-se da Alfabetização Cartográfica considerando os saberes de vida dos estudantes. Nas práticas pedagógicas, o uso da cartografia possibilita a leitura e análise espacial a partir do que os educandos trazem para a escola, como fundamental para a formação socioespacial dos sujeitos. O presente trabalho objetiva-se analisar o que dizem as produções acadêmicas sobre as práticas pedagógicas para alfabetização cartográfica na EJA. A pesquisa é de caráter qualitativo, através de um levantamento bibliográfico das produções em diferentes bancos de dados. Os referenciais teóricos que sustentam o trabalho são: Resende (1986), Freire (2011), Simielli (2021). Após o levantamento, os resultados revelaram que as produções enfatizam a importância de reconhecer os saberes dos estudantes nas práticas em sala. Grande parte das produções, tratam do mapa mental como uma prática pedagógica que contribui para construção do conhecimento de modo significativo e para a autonomia dos sujeitos. Destaca-se também o uso de mapas temáticos para leitura crítica do próprio espaço de vivência para consolidação da alfabetização cartográfica. Ademais, consideram a importância e necessidade da formação docente no que concerne o ensino de Geografia para a modalidade, e especificamente, para uso da cartografia escolar, visto a dificuldade apontada nos trabalhos de professores e estudantes com o uso da linguagem cartográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9083_TB1711_10032025215759.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA SANTOS SALES"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "lssales.ppge@uesc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130283
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1711
    "inscrito_id" => 9083
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O ensino de Geografia para a formação cidadã na Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer a atenção do uso de práticas pedagógicas que contemplem as especificidades da modalidade. Para isso, podemos atribuir a linguagem cartográfica para subsidiar as práticas, iniciando-se da Alfabetização Cartográfica considerando os saberes de vida dos estudantes. Nas práticas pedagógicas, o uso da cartografia possibilita a leitura e análise espacial a partir do que os educandos trazem para a escola, como fundamental para a formação socioespacial dos sujeitos. O presente trabalho objetiva-se analisar o que dizem as produções acadêmicas sobre as práticas pedagógicas para alfabetização cartográfica na EJA. A pesquisa é de caráter qualitativo, através de um levantamento bibliográfico das produções em diferentes bancos de dados. Os referenciais teóricos que sustentam o trabalho são: Resende (1986), Freire (2011), Simielli (2021). Após o levantamento, os resultados revelaram que as produções enfatizam a importância de reconhecer os saberes dos estudantes nas práticas em sala. Grande parte das produções, tratam do mapa mental como uma prática pedagógica que contribui para construção do conhecimento de modo significativo e para a autonomia dos sujeitos. Destaca-se também o uso de mapas temáticos para leitura crítica do próprio espaço de vivência para consolidação da alfabetização cartográfica. Ademais, consideram a importância e necessidade da formação docente no que concerne o ensino de Geografia para a modalidade, e especificamente, para uso da cartografia escolar, visto a dificuldade apontada nos trabalhos de professores e estudantes com o uso da linguagem cartográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9083_TB1711_10032025215759.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA SANTOS SALES"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "lssales.ppge@uesc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Geografia para a formação cidadã na Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer a atenção do uso de práticas pedagógicas que contemplem as especificidades da modalidade. Para isso, podemos atribuir a linguagem cartográfica para subsidiar as práticas, iniciando-se da Alfabetização Cartográfica considerando os saberes de vida dos estudantes. Nas práticas pedagógicas, o uso da cartografia possibilita a leitura e análise espacial a partir do que os educandos trazem para a escola, como fundamental para a formação socioespacial dos sujeitos. O presente trabalho objetiva-se analisar o que dizem as produções acadêmicas sobre as práticas pedagógicas para alfabetização cartográfica na EJA. A pesquisa é de caráter qualitativo, através de um levantamento bibliográfico das produções em diferentes bancos de dados. Os referenciais teóricos que sustentam o trabalho são: Resende (1986), Freire (2011), Simielli (2021). Após o levantamento, os resultados revelaram que as produções enfatizam a importância de reconhecer os saberes dos estudantes nas práticas em sala. Grande parte das produções, tratam do mapa mental como uma prática pedagógica que contribui para construção do conhecimento de modo significativo e para a autonomia dos sujeitos. Destaca-se também o uso de mapas temáticos para leitura crítica do próprio espaço de vivência para consolidação da alfabetização cartográfica. Ademais, consideram a importância e necessidade da formação docente no que concerne o ensino de Geografia para a modalidade, e especificamente, para uso da cartografia escolar, visto a dificuldade apontada nos trabalhos de professores e estudantes com o uso da linguagem cartográfica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.