Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM ATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Química, como ciência fundamental para o desenvolvimento da sociedade, está presente em diversas áreas do nosso cotidiano. No entanto, apesar de sua importância para o avanço científico, ela é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora pelos estudantes do ensino médio. Isso se deve, em grande parte, à abordagem tradicional, que enfatiza a memorização de fórmulas e a abstração de conceitos, dificultando a compreensão e a interpretação teórica. Diante desse cenário, novos recursos didáticos têm sido utilizados para tornar o ensino de Química mais dinâmico, estimulando a participação e a autonomia dos estudantes. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso de mapas mentais como recurso didático, auxiliando os estudantes na organização visual das informações, na conexão de conceitos e na exploração de diferentes perspectivas de aprendizado. O estudo foi conduzido em uma escola estadual do município de Areia-PB, com a participação de estudantes da 2ª série do ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática composta por seis aulas, estruturadas em oito momentos, abordando o tema central “Soluções Químicas”. Os resultados indicaram que o uso de mapas mentais favoreceu a participação ativa dos estudantes e despertou maior interesse pelo conteúdo, proporcionando uma compreensão mais aprofundada dos conceitos químicos e suas aplicações. Além disso, a estratégia contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade, comunicação e organização de ideias. Dessa forma, conclui-se que a utilização de mapas mentais como recurso didático potencializou o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais envolvente, interativo e eficaz.

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