A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE E DA MEDIAÇÃO DOCENTE NO DESNVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIAS BASEADA NA TEORIA DE HENRI WALLON
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130152 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1531 "inscrito_id" => 4376 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE E DA MEDIAÇÃO DOCENTE NO DESNVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIAS BASEADA NA TEORIA DE HENRI WALLON" "resumo" => "Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a relação entre a afetividade e a mediação do professor para o desenvolvimento cognitivo de estudantes, do Ensino Fundamental anos, finais, na disciplina Ciências. Com base na visão da teoria de Wallon, a interação entre: a emoção, cognição e o meio social, são fatores essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar, tendo a afetividade (fator interno), no envolvimento de suas relações com o ambiente (fator externo). Logo, foi essencial observar o estado emocional dos alunos durante as aulas de Ciências, uma vez que as emoções influenciam o processo da aprendizagem. Para tanto, foi necessário articular a ideia fundamental de Henri Wallon no processo de aprendizagem na disciplina Ciências; investigar praticas e percepções da mediação docente que influencia o desenvolvimento do aluno; discutir a interação entre a emoção, cognição e meio social na turma do 9? ano. Realizou-se assim, uma pesquisa exploratória sendo desenvolvidos três procedimentos distintos: observações em duas turmas do 9º ano com aplicação de um questionário estruturado em sala; a aplicação de questionários semiestruturados para os professores de Ciências; e uma entrevista semiestruturada com o psicólogo que atua na instituição, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se durante o acompanhamento das aulas de Ciências que em cada turma os alunos interagiam a partir de suas emoções, entretanto, seu envolvimento com o conteúdo e por sua vez, com a didática do professor destaca-se como fator decisivo para a aprendizagem. Neste estudo, conclui-se que a interação entre a emoção, cognição e meio social, caracterizam uma relação mútua para que os alunos durante o ensino de ciências se apropriem do conteúdo e se tornem mais participativos, evidenciando a atuação do educador no ambiente escolar para alcançar o objetivo do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4376_TB1531_18032025111019.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE FURTADO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELLE DK" "autor_email" => "michellefurtado98@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130152 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1531 "inscrito_id" => 4376 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE E DA MEDIAÇÃO DOCENTE NO DESNVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIAS BASEADA NA TEORIA DE HENRI WALLON" "resumo" => "Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a relação entre a afetividade e a mediação do professor para o desenvolvimento cognitivo de estudantes, do Ensino Fundamental anos, finais, na disciplina Ciências. Com base na visão da teoria de Wallon, a interação entre: a emoção, cognição e o meio social, são fatores essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar, tendo a afetividade (fator interno), no envolvimento de suas relações com o ambiente (fator externo). Logo, foi essencial observar o estado emocional dos alunos durante as aulas de Ciências, uma vez que as emoções influenciam o processo da aprendizagem. Para tanto, foi necessário articular a ideia fundamental de Henri Wallon no processo de aprendizagem na disciplina Ciências; investigar praticas e percepções da mediação docente que influencia o desenvolvimento do aluno; discutir a interação entre a emoção, cognição e meio social na turma do 9? ano. Realizou-se assim, uma pesquisa exploratória sendo desenvolvidos três procedimentos distintos: observações em duas turmas do 9º ano com aplicação de um questionário estruturado em sala; a aplicação de questionários semiestruturados para os professores de Ciências; e uma entrevista semiestruturada com o psicólogo que atua na instituição, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se durante o acompanhamento das aulas de Ciências que em cada turma os alunos interagiam a partir de suas emoções, entretanto, seu envolvimento com o conteúdo e por sua vez, com a didática do professor destaca-se como fator decisivo para a aprendizagem. Neste estudo, conclui-se que a interação entre a emoção, cognição e meio social, caracterizam uma relação mútua para que os alunos durante o ensino de ciências se apropriem do conteúdo e se tornem mais participativos, evidenciando a atuação do educador no ambiente escolar para alcançar o objetivo do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4376_TB1531_18032025111019.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE FURTADO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELLE DK" "autor_email" => "michellefurtado98@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }