Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NA RBEPT

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134201
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7114
    "inscrito_id" => 12042
    "titulo" => "MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NA RBEPT"
    "resumo" => "Este trabalho visa socializar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado em andamento, especialmente no que tange à revisão de literatura. Nesse âmbito, o objetivo é apresentar um mapeamento do que se tem publicado na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), sobre a formação de docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e identificar as bases teóricas que fundamentam esse campo. Por meio de uma abordagem qualitativa, essa etapa consiste numa revisão de literatura que considerou como base de dados a RBEPT, no período de 2014-2023. Desta forma, considerando os objetivos propostos, foram selecionados trabalhos a partir da leitura dos títulos no sumário da revista e, posteriormente, foram selecionados os resumos. Após leitura dos resumos, os artigos foram selecionados na íntegra para análise. Desta forma, cada grupo de artigos foi nomeado da seguinte maneira: 1. Artigos de revisão; 2. Formação continuada; 3. Formação pedagógica; 4. Formação docente em geral. Concluiu-se que, de acordo com os referenciais consultados a formação de docentes da EPT apresenta avanços e retrocessos do ponto de vista normativo, contudo, também apresenta progresso quanto ao investimento nos estudos sobre a temática. Assim, também, como os resultados corroboram com a necessidade de fomentar a formação didático-pedagógica de docentes dessa modalidade e necessidade de mais estudos que desvelem os desafios sobre a temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12042_TB7114_11042025112025.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE ALMEIDA VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE SILVA"
    "autor_email" => "cristiane.vieira@ua.pt"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134201
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7114
    "inscrito_id" => 12042
    "titulo" => "MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NA RBEPT"
    "resumo" => "Este trabalho visa socializar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado em andamento, especialmente no que tange à revisão de literatura. Nesse âmbito, o objetivo é apresentar um mapeamento do que se tem publicado na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), sobre a formação de docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e identificar as bases teóricas que fundamentam esse campo. Por meio de uma abordagem qualitativa, essa etapa consiste numa revisão de literatura que considerou como base de dados a RBEPT, no período de 2014-2023. Desta forma, considerando os objetivos propostos, foram selecionados trabalhos a partir da leitura dos títulos no sumário da revista e, posteriormente, foram selecionados os resumos. Após leitura dos resumos, os artigos foram selecionados na íntegra para análise. Desta forma, cada grupo de artigos foi nomeado da seguinte maneira: 1. Artigos de revisão; 2. Formação continuada; 3. Formação pedagógica; 4. Formação docente em geral. Concluiu-se que, de acordo com os referenciais consultados a formação de docentes da EPT apresenta avanços e retrocessos do ponto de vista normativo, contudo, também apresenta progresso quanto ao investimento nos estudos sobre a temática. Assim, também, como os resultados corroboram com a necessidade de fomentar a formação didático-pedagógica de docentes dessa modalidade e necessidade de mais estudos que desvelem os desafios sobre a temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12042_TB7114_11042025112025.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE ALMEIDA VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE SILVA"
    "autor_email" => "cristiane.vieira@ua.pt"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho visa socializar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado em andamento, especialmente no que tange à revisão de literatura. Nesse âmbito, o objetivo é apresentar um mapeamento do que se tem publicado na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), sobre a formação de docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e identificar as bases teóricas que fundamentam esse campo. Por meio de uma abordagem qualitativa, essa etapa consiste numa revisão de literatura que considerou como base de dados a RBEPT, no período de 2014-2023. Desta forma, considerando os objetivos propostos, foram selecionados trabalhos a partir da leitura dos títulos no sumário da revista e, posteriormente, foram selecionados os resumos. Após leitura dos resumos, os artigos foram selecionados na íntegra para análise. Desta forma, cada grupo de artigos foi nomeado da seguinte maneira: 1. Artigos de revisão; 2. Formação continuada; 3. Formação pedagógica; 4. Formação docente em geral. Concluiu-se que, de acordo com os referenciais consultados a formação de docentes da EPT apresenta avanços e retrocessos do ponto de vista normativo, contudo, também apresenta progresso quanto ao investimento nos estudos sobre a temática. Assim, também, como os resultados corroboram com a necessidade de fomentar a formação didático-pedagógica de docentes dessa modalidade e necessidade de mais estudos que desvelem os desafios sobre a temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.