CONSIDERAÇÕES SOBRE OS QUATRO PILARES DO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129484 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 635 "inscrito_id" => 1026 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE OS QUATRO PILARES DO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS" "resumo" => "O ensino e aprendizagem no contexto de Línguas para Fins Específicos é totalmente centrado no aluno e, por isso, todo o trabalho é pensado a partir das especificidades do aprendiz. Para Hutchinson e Waters (1987), o ponto de partida de qualquer curso LinFE deve ser a razão pela qual um determinado aluno ou grupo de alunos precisa aprender uma língua. Assim, os teóricos propõem, a sua época, que o trabalho com LinFE precisa estar apoiado em três pilares: necessidades, lacunas e desejos. Em 2023 porém, quase quatro décadas após os estudos seminais da área LinFE propostos por Hutchinson e Waters, Valente e Ribeiro revisitaram textos seminais da área, incluindo o supracitado, a partir de um olhar contemporâneo, que contempla demandas mais recentes do contexto de ensino de linguas no Brasil. As autoras não apenas buscaram adicionar questionamentos e problematizações relevantes para a área, mas também, sinalizaram que hoje, conscientes das demandas do mundo atual, o trabalho com LinFE deveria estar apoiado em mais um pilar que as autoras chamam de Contextos sociais. Assim, partindo de Hutchinson e Waters (1987) e de Valente e Ribeiro (2023), este trabalho objetiva discutir os 4 pilares do ensino de LinFE, além de buscar compreender como os contextos sociais se mostram relevantes, na prática, para a área em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1026_TB635_26022025182158.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA IOCHEM VALENTE" "autor_nome_curto" => "Marcela Iochem" "autor_email" => "iochemmarcela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129484 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 635 "inscrito_id" => 1026 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE OS QUATRO PILARES DO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS" "resumo" => "O ensino e aprendizagem no contexto de Línguas para Fins Específicos é totalmente centrado no aluno e, por isso, todo o trabalho é pensado a partir das especificidades do aprendiz. Para Hutchinson e Waters (1987), o ponto de partida de qualquer curso LinFE deve ser a razão pela qual um determinado aluno ou grupo de alunos precisa aprender uma língua. Assim, os teóricos propõem, a sua época, que o trabalho com LinFE precisa estar apoiado em três pilares: necessidades, lacunas e desejos. Em 2023 porém, quase quatro décadas após os estudos seminais da área LinFE propostos por Hutchinson e Waters, Valente e Ribeiro revisitaram textos seminais da área, incluindo o supracitado, a partir de um olhar contemporâneo, que contempla demandas mais recentes do contexto de ensino de linguas no Brasil. As autoras não apenas buscaram adicionar questionamentos e problematizações relevantes para a área, mas também, sinalizaram que hoje, conscientes das demandas do mundo atual, o trabalho com LinFE deveria estar apoiado em mais um pilar que as autoras chamam de Contextos sociais. Assim, partindo de Hutchinson e Waters (1987) e de Valente e Ribeiro (2023), este trabalho objetiva discutir os 4 pilares do ensino de LinFE, além de buscar compreender como os contextos sociais se mostram relevantes, na prática, para a área em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1026_TB635_26022025182158.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA IOCHEM VALENTE" "autor_nome_curto" => "Marcela Iochem" "autor_email" => "iochemmarcela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }