CONJUNTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRODUÇÃO DO E-BOOK EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COMO ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A PORTARIA SME 128/2025.
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123986 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 33 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "CONJUNTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRODUÇÃO DO E-BOOK EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COMO ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A PORTARIA SME 128/2025." "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência alinhado ao tema gerador “Educação antirracista” (SME Campinas, 2024/2025) e à Portaria SME 128/2025, que institui o Protocolo Antirracista da SME (Pasmec). O objetivo foi descrever um conjunto de ações pedagógicas de docentes e gestores de uma escola municipal, visando a construção de um currículo antirracista e centrado nas africanidades. O referencial teórico inicial foi o livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro. O problema de pesquisa buscou investigar: Que ações efetivas de ensino direcionadas ao combate ao racismo e à promoção de um currículo centrado nas africanidades podem ser tomadas pelo coletivo de professores e gestores em atendimento ao Pasmec. Para isso, o objetivo principal foi investigar e implementar ações pedagógicas sistematizadas, com foco no combate ao racismo. O guia de referência foi um e-book colaborativo, produzido por gestores e professores. Participaram 267 alunos dos anos iniciais e 277 dos anos finais do Ensino Fundamental. No período de 22 a 26 de setembro de 2025, foram realizadas atividades diversificadas com os estudantes a partir da sequência didática proposta no e-book. A experiência oportunizou amplo momento de reflexão, evidenciando a importância do trabalho colaborativo, da interdisciplinaridade e da articulação entre políticas públicas municipais e práticas pedagógicas. O trabalho serviu como inspiração para promover a formação de uma comunidade escolar letrada racialmente, mais consciente e equitativa" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Inclusão, Direitos Humanos e Diversidade (Étnico-racial, Gênero e Sexualidade)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID275_TB33_16102025171922.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO MURILO QUEIROZ MACEDO BERALDO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO BERALDO" "autor_email" => "fabiomurilo.beraldo@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123986 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 33 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "CONJUNTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRODUÇÃO DO E-BOOK EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COMO ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A PORTARIA SME 128/2025." "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência alinhado ao tema gerador “Educação antirracista” (SME Campinas, 2024/2025) e à Portaria SME 128/2025, que institui o Protocolo Antirracista da SME (Pasmec). O objetivo foi descrever um conjunto de ações pedagógicas de docentes e gestores de uma escola municipal, visando a construção de um currículo antirracista e centrado nas africanidades. O referencial teórico inicial foi o livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro. O problema de pesquisa buscou investigar: Que ações efetivas de ensino direcionadas ao combate ao racismo e à promoção de um currículo centrado nas africanidades podem ser tomadas pelo coletivo de professores e gestores em atendimento ao Pasmec. Para isso, o objetivo principal foi investigar e implementar ações pedagógicas sistematizadas, com foco no combate ao racismo. O guia de referência foi um e-book colaborativo, produzido por gestores e professores. Participaram 267 alunos dos anos iniciais e 277 dos anos finais do Ensino Fundamental. No período de 22 a 26 de setembro de 2025, foram realizadas atividades diversificadas com os estudantes a partir da sequência didática proposta no e-book. A experiência oportunizou amplo momento de reflexão, evidenciando a importância do trabalho colaborativo, da interdisciplinaridade e da articulação entre políticas públicas municipais e práticas pedagógicas. O trabalho serviu como inspiração para promover a formação de uma comunidade escolar letrada racialmente, mais consciente e equitativa" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Inclusão, Direitos Humanos e Diversidade (Étnico-racial, Gênero e Sexualidade)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID275_TB33_16102025171922.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO MURILO QUEIROZ MACEDO BERALDO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO BERALDO" "autor_email" => "fabiomurilo.beraldo@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }