Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

CONJUNTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRODUÇÃO DO E-BOOK EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COMO ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO A PORTARIA SME 128/2025.

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência alinhado ao tema gerador “Educação antirracista” (SME Campinas, 2024/2025) e à Portaria SME 128/2025, que institui o Protocolo Antirracista da SME (Pasmec). O objetivo foi descrever um conjunto de ações pedagógicas de docentes e gestores de uma escola municipal, visando a construção de um currículo antirracista e centrado nas africanidades. O referencial teórico inicial foi o livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro. O problema de pesquisa buscou investigar: Que ações efetivas de ensino direcionadas ao combate ao racismo e à promoção de um currículo centrado nas africanidades podem ser tomadas pelo coletivo de professores e gestores em atendimento ao Pasmec. Para isso, o objetivo principal foi investigar e implementar ações pedagógicas sistematizadas, com foco no combate ao racismo. O guia de referência foi um e-book colaborativo, produzido por gestores e professores. Participaram 267 alunos dos anos iniciais e 277 dos anos finais do Ensino Fundamental. No período de 22 a 26 de setembro de 2025, foram realizadas atividades diversificadas com os estudantes a partir da sequência didática proposta no e-book. A experiência oportunizou amplo momento de reflexão, evidenciando a importância do trabalho colaborativo, da interdisciplinaridade e da articulação entre políticas públicas municipais e práticas pedagógicas. O trabalho serviu como inspiração para promover a formação de uma comunidade escolar letrada racialmente, mais consciente e equitativa

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