INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CYBERBULLYING: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123969 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 439 "titulo" => "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CYBERBULLYING: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo promover reflexões acerca do cyberbullying, caracterizado pela violência prática por meio do uso das tecnologias digitais, que se apresentam de diversas maneiras, tais como: agressões, intimidações, assédio, humilhação ou perseguição que ocorrem em ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens, tornando-se um desafio relevante no contexto escolar contemporâneo. Este estudo discute a relação entre educação emocional e o combate ao cyberbullying, destacando o papel da escola na promoção de competências socioemocionais e na mediação de conflitos. A partir de revisão bibliográfica, foram analisados aportes teóricos e estudos que evidenciam a importância da empatia, autorregulação e comunicação não violenta para a construção de ambientes escolares seguros e inclusivos. Os resultados indicam que a integração de estratégias pedagógicas voltadas à educação emocional, reduz comportamentos agressivos, fortalece relações interpessoais e contribui para a formação ética e cidadã dos estudantes e para a promoção da cultura de paz" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Inclusão, Direitos Humanos e Diversidade (Étnico-racial, Gênero e Sexualidade)" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID439_TB15_12102025163309.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => "2025-11-18 15:48:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "17carlitosh@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA (UNIANCHIETA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123969 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 439 "titulo" => "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CYBERBULLYING: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo promover reflexões acerca do cyberbullying, caracterizado pela violência prática por meio do uso das tecnologias digitais, que se apresentam de diversas maneiras, tais como: agressões, intimidações, assédio, humilhação ou perseguição que ocorrem em ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens, tornando-se um desafio relevante no contexto escolar contemporâneo. Este estudo discute a relação entre educação emocional e o combate ao cyberbullying, destacando o papel da escola na promoção de competências socioemocionais e na mediação de conflitos. A partir de revisão bibliográfica, foram analisados aportes teóricos e estudos que evidenciam a importância da empatia, autorregulação e comunicação não violenta para a construção de ambientes escolares seguros e inclusivos. Os resultados indicam que a integração de estratégias pedagógicas voltadas à educação emocional, reduz comportamentos agressivos, fortalece relações interpessoais e contribui para a formação ética e cidadã dos estudantes e para a promoção da cultura de paz" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Inclusão, Direitos Humanos e Diversidade (Étnico-racial, Gênero e Sexualidade)" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID439_TB15_12102025163309.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => "2025-11-18 15:48:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "17carlitosh@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA (UNIANCHIETA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }