Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CYBERBULLYING: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo promover reflexões acerca do cyberbullying, caracterizado pela violência prática por meio do uso das tecnologias digitais, que se apresentam de diversas maneiras, tais como: agressões, intimidações, assédio, humilhação ou perseguição que ocorrem em ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens, tornando-se um desafio relevante no contexto escolar contemporâneo. Este estudo discute a relação entre educação emocional e o combate ao cyberbullying, destacando o papel da escola na promoção de competências socioemocionais e na mediação de conflitos. A partir de revisão bibliográfica, foram analisados aportes teóricos e estudos que evidenciam a importância da empatia, autorregulação e comunicação não violenta para a construção de ambientes escolares seguros e inclusivos. Os resultados indicam que a integração de estratégias pedagógicas voltadas à educação emocional, reduz comportamentos agressivos, fortalece relações interpessoais e contribui para a formação ética e cidadã dos estudantes e para a promoção da cultura de paz

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