Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

O COLO AO CONTO E O OUTRO EM NÓS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores e Didática
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124023
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 9
    "titulo" => "O COLO AO CONTO E O OUTRO EM NÓS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões da professora-formadora-pesquisadora sobre o projeto Colo ao Conto, desenvolvido desde 2024 com professoras da Educação Infantil da Rede Municipal. Inspirado pela pergunta de Clarice Lispector, o estudo compreende a formação docente como um processo inacabado, ético, estético e digitalmente mediado. Ancorado na Metodologia Narrativa de Pesquisa, orientada por uma perspectiva bakhtiniana, o trabalho reconhece o ato de narrar como espaço de autoria e de consciência, em que os sentidos se entrelaçam na intercorporeidade compreendida como dialogicidade. A utilização de ferramentas como o Google Sala de Aula e o Padlet ampliam as possibilidades de encontro, permitindo o compartilhamento de experiências e o fortalecimento de vínculos entre professoras. O Colo ao Conto se configura, assim, como um território formativo em devir, no qual a palavra literária, o corpo e o gesto se unem para produzir novos modos de presença e expressão docente. O projeto reafirma que as tecnologias digitais, quando mediadas por relações dialógicas, podem potencializar a formação e ressignificar as formas de estar, sentir e aprender na educação infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores e Didática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID9_TB74_23102025235951.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA FARTO BRUGNEROTTO DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "daniela.aguiar@educacao.piracicaba.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124023
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 9
    "titulo" => "O COLO AO CONTO E O OUTRO EM NÓS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões da professora-formadora-pesquisadora sobre o projeto Colo ao Conto, desenvolvido desde 2024 com professoras da Educação Infantil da Rede Municipal. Inspirado pela pergunta de Clarice Lispector, o estudo compreende a formação docente como um processo inacabado, ético, estético e digitalmente mediado. Ancorado na Metodologia Narrativa de Pesquisa, orientada por uma perspectiva bakhtiniana, o trabalho reconhece o ato de narrar como espaço de autoria e de consciência, em que os sentidos se entrelaçam na intercorporeidade compreendida como dialogicidade. A utilização de ferramentas como o Google Sala de Aula e o Padlet ampliam as possibilidades de encontro, permitindo o compartilhamento de experiências e o fortalecimento de vínculos entre professoras. O Colo ao Conto se configura, assim, como um território formativo em devir, no qual a palavra literária, o corpo e o gesto se unem para produzir novos modos de presença e expressão docente. O projeto reafirma que as tecnologias digitais, quando mediadas por relações dialógicas, podem potencializar a formação e ressignificar as formas de estar, sentir e aprender na educação infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores e Didática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID9_TB74_23102025235951.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA FARTO BRUGNEROTTO DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "daniela.aguiar@educacao.piracicaba.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta reflexões da professora-formadora-pesquisadora sobre o projeto Colo ao Conto, desenvolvido desde 2024 com professoras da Educação Infantil da Rede Municipal. Inspirado pela pergunta de Clarice Lispector, o estudo compreende a formação docente como um processo inacabado, ético, estético e digitalmente mediado. Ancorado na Metodologia Narrativa de Pesquisa, orientada por uma perspectiva bakhtiniana, o trabalho reconhece o ato de narrar como espaço de autoria e de consciência, em que os sentidos se entrelaçam na intercorporeidade compreendida como dialogicidade. A utilização de ferramentas como o Google Sala de Aula e o Padlet ampliam as possibilidades de encontro, permitindo o compartilhamento de experiências e o fortalecimento de vínculos entre professoras. O Colo ao Conto se configura, assim, como um território formativo em devir, no qual a palavra literária, o corpo e o gesto se unem para produzir novos modos de presença e expressão docente. O projeto reafirma que as tecnologias digitais, quando mediadas por relações dialógicas, podem potencializar a formação e ressignificar as formas de estar, sentir e aprender na educação infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.