PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SOBRE PRÉ-NATAL DE HOMENS TRANS E TRANSMASCULINOS NA ENFERMAGEM DA UFPE
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A gestação e o cuidado pré-natal de homens trans e transmasculinos ainda são temas pouco abordados na formação em saúde, o que pode comprometer o acesso e a integralidade da atenção prestada a esse grupo. Objetivo: Descrever a incorporação do conteúdo “Boas práticas do pré-natal de homens trans e transmasculinos” na disciplina “Saúde da Mulher na Atenção Básica”, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência originado da percepção de uma das professoras da disciplina sobre a ausência da temática nos conteúdos curriculares. A partir disso, foi construída uma aula abordando as especificidades do cuidado pré-natal a esse público, fundamentada na perspectiva intercultural do cuidado, em evidências científicas atualizadas e nos relatos de vivências de homens trans e pessoas transmasculinas. A estratégia metodológica adotada foi uma exposição dialogada, com foco na desconstrução da lógica cisheteronormativa que historicamente estrutura o ensino da saúde da mulher. Resultados: A inserção da temática gerou reflexões críticas entre estudantes e docentes, favorecendo a sensibilização para as barreiras vivenciadas por essa população e evidenciando o papel da enfermagem na promoção de um cuidado ético, acolhedor e livre de preconceitos. Conclusão: A experiência contribuiu para um currículo mais inclusivo, alinhado aos princípios do SUS. Contribuições para a Saúde e Enfermagem: Fortalece a formação de profissionais comprometidos com o respeito às diferenças, a integralidade do cuidado e a humanização da saúde reprodutiva em uma perspectiva intercultural." 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