PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DA LEITURA COMPARTILHADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121993 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 51 "titulo" => "PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DA LEITURA COMPARTILHADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O desenvolvimento infantil saudável impacta diretamente a vida adulta. Intervenções voltadas para os adultos podem ser mais eficazes na promoção do desenvolvimento infantil do que aquelas focadas exclusivamente nas crianças. Objetivo: Descrever a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil na educação infantil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil. A intervenção objetivou promover o desenvolvimento infantil através da leitura compartilhada, e ocorreu entre março e abril de 2025. O público alvo foram pais e responsáveis de crianças matriculadas em uma instituição municipal de educação infantil do Recife. Resultados: A intervenção era composta de 4 encontros presenciais na unidade, a cada encontro era entregue um livro infantil, sem texto, e era apresentado aos pais e cuidadores, estratégias de leitura compartilhada que estimulam o desenvolvimento infantil. A cada encontro um novo livro e um novo aspecto da leitura compartilhada era apresentado. Durante a intervenção os seguintes aspectos da leitura compartilhada: interação adulto-criança como ponto principal; observar a criança e responder ao seu interesse; apontar e nomear figuras; fazer perguntas a criança; fazer conexões entre a histórias e elementos da rotina da criança; chamar a atenção da criança para as emoções e sentimentos dos personagens da história. Durante os encontros os pais e cuidadores relataram satisfação com a aplicação das estratégias com as crianças no domicílio. Conclusão: A intervenção permitiu que pais e cuidadores aprendessem como o desenvolvimento infantil pode ser estimulado através da partir da leitura compartilhada. Contribuições para a Enfermagem: O enfermeiro tem um papel importante na promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância, através da educação em saúde de pais e responsáveis; e a educação infantil é um espaço estratégico que precisa ser explorado." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID51_TB171_25042025120711.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTE COSTA RÉGIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "RUTE" "autor_email" => "rute_regis@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121993 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 51 "titulo" => "PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DA LEITURA COMPARTILHADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O desenvolvimento infantil saudável impacta diretamente a vida adulta. Intervenções voltadas para os adultos podem ser mais eficazes na promoção do desenvolvimento infantil do que aquelas focadas exclusivamente nas crianças. Objetivo: Descrever a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil na educação infantil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil. A intervenção objetivou promover o desenvolvimento infantil através da leitura compartilhada, e ocorreu entre março e abril de 2025. O público alvo foram pais e responsáveis de crianças matriculadas em uma instituição municipal de educação infantil do Recife. Resultados: A intervenção era composta de 4 encontros presenciais na unidade, a cada encontro era entregue um livro infantil, sem texto, e era apresentado aos pais e cuidadores, estratégias de leitura compartilhada que estimulam o desenvolvimento infantil. A cada encontro um novo livro e um novo aspecto da leitura compartilhada era apresentado. Durante a intervenção os seguintes aspectos da leitura compartilhada: interação adulto-criança como ponto principal; observar a criança e responder ao seu interesse; apontar e nomear figuras; fazer perguntas a criança; fazer conexões entre a histórias e elementos da rotina da criança; chamar a atenção da criança para as emoções e sentimentos dos personagens da história. Durante os encontros os pais e cuidadores relataram satisfação com a aplicação das estratégias com as crianças no domicílio. Conclusão: A intervenção permitiu que pais e cuidadores aprendessem como o desenvolvimento infantil pode ser estimulado através da partir da leitura compartilhada. Contribuições para a Enfermagem: O enfermeiro tem um papel importante na promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância, através da educação em saúde de pais e responsáveis; e a educação infantil é um espaço estratégico que precisa ser explorado." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID51_TB171_25042025120711.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTE COSTA RÉGIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "RUTE" "autor_email" => "rute_regis@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }