Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DA LEITURA COMPARTILHADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121993
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 51
    "titulo" => "PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DA LEITURA COMPARTILHADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: O desenvolvimento infantil saudável impacta diretamente a vida adulta. Intervenções voltadas para os adultos podem ser mais eficazes na promoção do desenvolvimento infantil do que aquelas focadas exclusivamente nas crianças. Objetivo: Descrever a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil na educação infantil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil. A intervenção objetivou promover o desenvolvimento infantil através da leitura compartilhada, e ocorreu entre março e abril de 2025. O público alvo foram pais e responsáveis de crianças matriculadas em uma instituição municipal de educação infantil do Recife. Resultados: A intervenção era composta de 4 encontros presenciais na unidade, a cada encontro era entregue um livro infantil, sem texto, e era apresentado aos pais e cuidadores, estratégias de leitura compartilhada que estimulam o desenvolvimento infantil. A cada encontro um novo livro e um novo aspecto da leitura compartilhada era apresentado. Durante a intervenção os seguintes aspectos da leitura compartilhada: interação adulto-criança como ponto principal; observar a criança e responder ao seu interesse; apontar e nomear figuras; fazer perguntas a criança; fazer conexões entre a histórias e elementos da rotina da criança; chamar a atenção da criança para as emoções e sentimentos dos personagens da história. Durante os encontros os pais e cuidadores relataram satisfação com a aplicação das estratégias com as crianças no domicílio. Conclusão: A intervenção permitiu que pais e cuidadores aprendessem como o desenvolvimento infantil pode ser estimulado através da partir da leitura compartilhada. Contribuições para a Enfermagem: O enfermeiro tem um papel importante na promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância, através da educação em saúde de pais e responsáveis; e a educação infantil é um espaço estratégico que precisa ser explorado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID51_TB171_25042025120711.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTE COSTA RÉGIS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RUTE"
    "autor_email" => "rute_regis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121993
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 51
    "titulo" => "PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DA LEITURA COMPARTILHADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: O desenvolvimento infantil saudável impacta diretamente a vida adulta. Intervenções voltadas para os adultos podem ser mais eficazes na promoção do desenvolvimento infantil do que aquelas focadas exclusivamente nas crianças. Objetivo: Descrever a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil na educação infantil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil. A intervenção objetivou promover o desenvolvimento infantil através da leitura compartilhada, e ocorreu entre março e abril de 2025. O público alvo foram pais e responsáveis de crianças matriculadas em uma instituição municipal de educação infantil do Recife. Resultados: A intervenção era composta de 4 encontros presenciais na unidade, a cada encontro era entregue um livro infantil, sem texto, e era apresentado aos pais e cuidadores, estratégias de leitura compartilhada que estimulam o desenvolvimento infantil. A cada encontro um novo livro e um novo aspecto da leitura compartilhada era apresentado. Durante a intervenção os seguintes aspectos da leitura compartilhada: interação adulto-criança como ponto principal; observar a criança e responder ao seu interesse; apontar e nomear figuras; fazer perguntas a criança; fazer conexões entre a histórias e elementos da rotina da criança; chamar a atenção da criança para as emoções e sentimentos dos personagens da história. Durante os encontros os pais e cuidadores relataram satisfação com a aplicação das estratégias com as crianças no domicílio. Conclusão: A intervenção permitiu que pais e cuidadores aprendessem como o desenvolvimento infantil pode ser estimulado através da partir da leitura compartilhada. Contribuições para a Enfermagem: O enfermeiro tem um papel importante na promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância, através da educação em saúde de pais e responsáveis; e a educação infantil é um espaço estratégico que precisa ser explorado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID51_TB171_25042025120711.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTE COSTA RÉGIS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RUTE"
    "autor_email" => "rute_regis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: O desenvolvimento infantil saudável impacta diretamente a vida adulta. Intervenções voltadas para os adultos podem ser mais eficazes na promoção do desenvolvimento infantil do que aquelas focadas exclusivamente nas crianças. Objetivo: Descrever a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil na educação infantil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a vivência na execução de uma intervenção voltada para promoção do desenvolvimento infantil. A intervenção objetivou promover o desenvolvimento infantil através da leitura compartilhada, e ocorreu entre março e abril de 2025. O público alvo foram pais e responsáveis de crianças matriculadas em uma instituição municipal de educação infantil do Recife. Resultados: A intervenção era composta de 4 encontros presenciais na unidade, a cada encontro era entregue um livro infantil, sem texto, e era apresentado aos pais e cuidadores, estratégias de leitura compartilhada que estimulam o desenvolvimento infantil. A cada encontro um novo livro e um novo aspecto da leitura compartilhada era apresentado. Durante a intervenção os seguintes aspectos da leitura compartilhada: interação adulto-criança como ponto principal; observar a criança e responder ao seu interesse; apontar e nomear figuras; fazer perguntas a criança; fazer conexões entre a histórias e elementos da rotina da criança; chamar a atenção da criança para as emoções e sentimentos dos personagens da história. Durante os encontros os pais e cuidadores relataram satisfação com a aplicação das estratégias com as crianças no domicílio. Conclusão: A intervenção permitiu que pais e cuidadores aprendessem como o desenvolvimento infantil pode ser estimulado através da partir da leitura compartilhada. Contribuições para a Enfermagem: O enfermeiro tem um papel importante na promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância, através da educação em saúde de pais e responsáveis; e a educação infantil é um espaço estratégico que precisa ser explorado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.