CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE ENFERMEIRAS ESCOLARES NA PREVENÇÃO DO BULLYING
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No entanto, para a realização de estratégias antibullying faz-se necessário que o profissional desenvolva competências teórico-práticas que fortaleçam a sua atuação no cenário escolar. Objetivo: Realizar a construção e validação de uma matriz de Competências de Enfermeiras(os) na prevenção do bullying no cenário escolar. Método: Trata-se de um estudo metodológico dividido em: 1) Construção da matriz por meio de uma scoping review; 2) Validação de Conteúdo com um painel de 14 especialistas. Assim, de modo a avaliar a concordância aplicou-se o cálculo do Coeficiente de Validade de Conteúdo. Os preceitos éticos da pesquisa em seres humanos foram respeitados com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Complexo Hospitalar HUOC/PROCAPE-UPE. Resultados: A matriz final inclui 11 competências, suas descrições e 69 habilidades. Observam-se pontuações entre 0,90 e 1,00 para o CVC e o CVC médio total de 0,96. Conclusão: A ferramenta possui evidências de validade de conteúdo em relação à clareza de linguagem, pertinência prática, relevância teórica e aplicabilidade evidenciando sua notoriedade. Contribuições para a Enfermagem ou Saúde: Os especialistas destacaram que as 11 competências são possíveis de serem alcançadas pela(o) enfermeira(o) escolar, bem como o fomento a ações formativas para sensibilizar e mobilizar a(o) enfermeira(o) em sua atuação a situações de violência escolar de modo seguro e eficaz." 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