A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121924 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 94 "inscrito_id" => 325 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO" "resumo" => "Introdução: A autoimagem representa a forma que cada um enxerga a si mesmo, por meio de suas percepções da imagem corporal, bem como está ligada a uma mudança constante conforme o indivíduo adquire experiência na vida cotidiana e no âmbito profissional. A autoimagem é moldada a partir de influências sociais, culturais e familiares. Nesse sentido, é válido destacar que o envelhecimento se configura um processo natural de alterações que ocorrem no corpo humano de maneira progressiva e irreversível, ocasionando redução na capacidade funcional, fisiológica e psicológica. A participação ativa dos estudantes como protagonistas nas intervenções é fundamental para conscientizá-los sobre a importância da autoimagem. Objetivo: Avaliar reflexão sobre o impacto do envelhecimento sobre a autoimagem. Métodos: Trata-se de um Relato de Experiência que é o estudo caracterizado pela descrição de determinado fato, permeado em experiências individuais ou de grupos. Foram realizados grupos com aproximadamente quinze idosas do Núcleo de Atenção ao Idoso da UFPE, com discentes de enfermagem, referente a uma ação educativa sobre a dinâmica do espelho. Resultados: O grupo iniciou a atividade com apresentação de cada participante, em seguida foi realizada a dinâmica do espelho, onde cada participante foi convidada para olhar dentro de uma caixa, onde havia um espelho. Cada uma das idosas deveria descrever o que viu na caixa sem revelar que se tratava de um espelho que refletia sua própria imagem. A intervenção proporcionou uma participação ativa das idosas explanando a troca de saberes e experiência, despertando reflexões acerca da percepção da autoimagem. Conclusão e contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Esse tipo de atividade é muito proveitosa para a formação acadêmica e interação dos acadêmicos com os idosos, pois amplia a visão de si mesmo e contribui para o desenvolvimento de competências psicossociais." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID325_TB94_21042025140109.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELANIE DE AQUINO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MELANIE" "autor_email" => "melanie.oliveira@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121924 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 94 "inscrito_id" => 325 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO" "resumo" => "Introdução: A autoimagem representa a forma que cada um enxerga a si mesmo, por meio de suas percepções da imagem corporal, bem como está ligada a uma mudança constante conforme o indivíduo adquire experiência na vida cotidiana e no âmbito profissional. A autoimagem é moldada a partir de influências sociais, culturais e familiares. Nesse sentido, é válido destacar que o envelhecimento se configura um processo natural de alterações que ocorrem no corpo humano de maneira progressiva e irreversível, ocasionando redução na capacidade funcional, fisiológica e psicológica. A participação ativa dos estudantes como protagonistas nas intervenções é fundamental para conscientizá-los sobre a importância da autoimagem. Objetivo: Avaliar reflexão sobre o impacto do envelhecimento sobre a autoimagem. Métodos: Trata-se de um Relato de Experiência que é o estudo caracterizado pela descrição de determinado fato, permeado em experiências individuais ou de grupos. Foram realizados grupos com aproximadamente quinze idosas do Núcleo de Atenção ao Idoso da UFPE, com discentes de enfermagem, referente a uma ação educativa sobre a dinâmica do espelho. Resultados: O grupo iniciou a atividade com apresentação de cada participante, em seguida foi realizada a dinâmica do espelho, onde cada participante foi convidada para olhar dentro de uma caixa, onde havia um espelho. Cada uma das idosas deveria descrever o que viu na caixa sem revelar que se tratava de um espelho que refletia sua própria imagem. A intervenção proporcionou uma participação ativa das idosas explanando a troca de saberes e experiência, despertando reflexões acerca da percepção da autoimagem. Conclusão e contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Esse tipo de atividade é muito proveitosa para a formação acadêmica e interação dos acadêmicos com os idosos, pois amplia a visão de si mesmo e contribui para o desenvolvimento de competências psicossociais." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID325_TB94_21042025140109.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELANIE DE AQUINO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MELANIE" "autor_email" => "melanie.oliveira@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }