Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

OFICINAS DE COCRIAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é um Sistema de saúde que possui como princípios, a universalidade, integralidade e equidade em saúde. O Brasil é caracterizado por uma multiplicidade de tradições, práticas e crenças que influenciam na nos cuidados de saúde. No entanto, existem lacunas quanto ao desenvolvimento e implementação de competências interculturais dos profissionais de saúde, tanto na formação universitária, como no contexto prático. Objetivo: relatar a experiência de quatro oficinas de cocriação com partes interessadas e especialistas, para a construção de indicadores voltados às competências interculturais, considerando as necessidades dos seguintes grupos: a) indígenas; b) quilombolas c) população Negra; d) LGBTQIA+; e)imigrantes/refugiados. Metodologia: As oficinas aconteceram em 2024, em quatro cidades (Recife, Caruaru-Pernambuco, Florianóplis- Santa Catarina; São Carlos-SP, Boa Vista-Roraima), com metodologias participativas, as quais incluíram painel com especialistas dos grupos de interesse a partir de vivências práticas e oficinas de trabalho com grupos heterogêneos. Resultados: Os resultados sistematizados pela equipe de pesquisa subsidiaram a proposta de cinco instrumentos de avaliação, sendo direcionados: a) estudantes de graduação; b) professores do Ensino superior; c) profissionais de saúde; d) avaliação da instituição; e) avaliação de projetos pedagógicos dos cursos e diretrizes curriculares. Os eixos de avaliação propostos e validados nas oficinas foram: a) motivação intercultural; b) Conhecimento e Consciência Intercultural; c) Habilidades e Sensibilidade Intercultural; d) Promoção de Competências Interculturais; e) Comunicação e Educação em Saúde com Grupos Socialmente Diversos. Conclusão: Confirma-se a relevância de instrumentos centrados nas necessidades das partes interessadas para a melhor compreensão e implementação de ações práticas que promovam a interculturalidade e equidade em saúde. Contribuições/implicações para a Saúde: a construção de instrumentos que partem das necessidades dos grupos de interesse podem subsidiar tanto uma avaliação mais fidedigna como também direcionar processos de ensino-aprendizagem voltados para as competências interprofissionais ao longo da formação.

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