Artigo CONEDU - Educação matemática (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-019-6

ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO NA ATIVIDADE DOCENTE PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
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                  Com grande satisfa&ccedil;&atilde;o, apresentamos este e-book, resultado das investiga&ccedil;&otilde;es do Grupo de Trabalho de Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica &ndash; GT 13 do X CONEDU.<br />\r\n
                  Em pleno s&eacute;culo XXI, n&atilde;o h&aacute; discord&acirc;ncia de que o ensino de matem&aacute;tica &eacute; considerado importante para todos os estudantes, uma vez que indiv&iacute;duos com s&oacute;lida forma&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica podem resolver diversos problemas da vida di&aacute;ria. Entretanto, se trata de uma &aacute;rea do conhecimento com n&iacute;veis baixos de aprendizagem, especialmente em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  O ensino de matem&aacute;tica, entre outras discuss&otilde;es, para o Programa Internacional de Avalia&ccedil;&atilde;o de Estudantes (PISA), &eacute; entendido atualmente em um contexto de um mundo com r&aacute;pidas mudan&ccedil;as, impulsionadas por novas tecnologias e tend&ecirc;ncias nas quais os cidad&atilde;os s&atilde;o criativos e empenhados, formulando decis&otilde;es para utiliza&ccedil;&atilde;o individual e no &acirc;mbito da sociedade em que vivem.<br />\r\n
                  &Eacute; justamente neste contexto que o X CONEDU trouxe como tema &lsquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rsquo;, convidando a discuss&otilde;es para o ensino de matem&aacute;tica dessa sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o, com vistas ao aprimoramento de pr&aacute;ticas de ensino e de avalia&ccedil;&otilde;es de matem&aacute;tica para todos os p&uacute;blicos inseridos no ambiente escolar, especialmente para uma sociedade em transforma&ccedil;&atilde;o e a inser&ccedil;&atilde;o no s&eacute;culo XXI.&nbsp;<br />\r\n
                  Que esta obra inspire educadores e pesquisadores a se lan&ccedil;arem nesse universo, com vistas ao aprimoramento da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica, tanto para forma&ccedil;&atilde;o inicial como continuada dos professores no Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  BRUNO SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES DA COSTA<br />\r\n
                  RAFAEL SILVA PATRICIO<br />\r\n
                  ERICA ALVES BARBOSA<br />\r\n
                  ARIANE LUZIA DOS SANTOS<br />\r\n
                  WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA SANDALO PEREIRA<br />\r\n
                  MICHELE GOMES DE QUEIROZ<br />\r\n
                  AILTON BARCELOS DA COSTA<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Em uma sociedade cada vez mais complexa, nenhum conhecimento produzido pela humanidade deve ser negligenciado, pois o seu processo de humanização decorre da apropriação dessa produção que é social, histórica e cultural. Nesse sentido, os conhecimentos matemáticos se caracterizam como imprescindíveis na concretização da humanização do homem. Diante do exposto, é sabido que a educação se apresenta como a organização humana formal de transmissão dos conhecimentos acumulados pelo homem ao longo do tempo e consequentemente o processo de formação docente precisa estar voltado para essa necessidade humana de apropriação de tais conhecimentos. Dessa forma, a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) tem sido objeto de estudo de diversos autores quanto a sua aplicabilidade enquanto princípio metodológico no processo da atividade de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos. Assim, o presente artigo tem por objetivo analisar pesquisas que apontam para a Atividade Orientadora de Ensino como possibilidade de apropriação dos conhecimentos matemáticos. Para fundamentar teoricamente recorremos à Moura (2000), Moura et al. (2010), Moretti (2007), Marx e Engels (2010), Leontiev (1978), Rubtsov (1996), Carvalho; Marques e Teixeira (2020), Araújo (2020) entre outros. Esta pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, fundamentada metodologicamente em Minayo (2007), Gil (2008) e outros autores. Neste artigo são analisadas quatro pesquisas extraídas do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que abordam a AOE como princípio metodológico na atividade docente de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, realizadas nos últimos anos 10 anos (2014-2024). O presente artigo justifica-se pela necessidade de análise das produções que tratam da AOE e suas contribuições para a formação de professores e sua atividade pedagógica. Como resultados, os trabalhos analisados indicam que a AOE se apresenta como princípio metodológico capaz de mediar a atividade docente na apropriação de conhecimentos matemáticos.

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