CONECTANDO SABERES: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119191 "edicao_id" => 370 "trabalho_id" => 8338 "inscrito_id" => 14226 "titulo" => "CONECTANDO SABERES: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente estudo investiga a utilização das metodologias ativas e das tecnologias digitais pelos profissionais da educação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é avaliar o uso dessas abordagens por profissionais em uma Escola Estadual no município da Serra que atende aos ensinos fundamental (anos iniciais e finais), médio e técnico. Tendo em vista que a utilização das metodologias ativas e das tecnologias digitais em sala de aula é uma tendência crescente. Embasados por José Manuel Moran, Lilian Bacich, Andrea Filatro e demais autores, o estudo de caso apresenta uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, evidenciando que as metodologias ativas e as ferramentas tecnológicas são utilizadas por poucos profissionais na modalidade, em grande parte pela falta de tempo, já que a modalidade apresenta poucas aulas semanais. Outro dado relevante é a ausência de uma orientação curricular que contemple todas as necessidades dos estudantes. A pesquisa destaca a falta de conhecimento por parte dos profissionais, em relação à finalidade e benefícios das metodologias ativas no ensino, além das dificuldades de manuseio dos recursos digitais por parte dos profissionais e dos estudantes. Mesmo que a maioria dos estudantes tenham acesso facilitado às tecnologias digitais e sejam considerados “nativos digitais”, muitos não sabem utilizar as ferramentas de forma eficaz para ampliar seus conhecimentos. Conclui-se assim, a necessidade de uma atenção voltada para os profissionais que lecionam na modalidade a fim de trazer propostas de metodologias e um currículo diferenciado que atenda as especificidades desse público-alvo." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14226_TB8338_27102024200756.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:16:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA LADISLAU PESSANHA" "autor_nome_curto" => "KARLA LADISLAU" "autor_email" => "karla.ladislau@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119191 "edicao_id" => 370 "trabalho_id" => 8338 "inscrito_id" => 14226 "titulo" => "CONECTANDO SABERES: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente estudo investiga a utilização das metodologias ativas e das tecnologias digitais pelos profissionais da educação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é avaliar o uso dessas abordagens por profissionais em uma Escola Estadual no município da Serra que atende aos ensinos fundamental (anos iniciais e finais), médio e técnico. Tendo em vista que a utilização das metodologias ativas e das tecnologias digitais em sala de aula é uma tendência crescente. Embasados por José Manuel Moran, Lilian Bacich, Andrea Filatro e demais autores, o estudo de caso apresenta uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, evidenciando que as metodologias ativas e as ferramentas tecnológicas são utilizadas por poucos profissionais na modalidade, em grande parte pela falta de tempo, já que a modalidade apresenta poucas aulas semanais. Outro dado relevante é a ausência de uma orientação curricular que contemple todas as necessidades dos estudantes. A pesquisa destaca a falta de conhecimento por parte dos profissionais, em relação à finalidade e benefícios das metodologias ativas no ensino, além das dificuldades de manuseio dos recursos digitais por parte dos profissionais e dos estudantes. Mesmo que a maioria dos estudantes tenham acesso facilitado às tecnologias digitais e sejam considerados “nativos digitais”, muitos não sabem utilizar as ferramentas de forma eficaz para ampliar seus conhecimentos. Conclui-se assim, a necessidade de uma atenção voltada para os profissionais que lecionam na modalidade a fim de trazer propostas de metodologias e um currículo diferenciado que atenda as especificidades desse público-alvo." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14226_TB8338_27102024200756.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:16:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA LADISLAU PESSANHA" "autor_nome_curto" => "KARLA LADISLAU" "autor_email" => "karla.ladislau@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 370 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "logo" => null "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 370 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "logo" => null "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 239 "edicao_id" => 370 "codigo" => "978-65-5222-013-4" "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png" "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que chegamos ao X Congresso Nacional de Educação (X Conedu)! A edição de 2024 teve como mote o tema “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, o evento contou com a participação de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o país e do exterior. O GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submissão de trabalhos, 1621 no total, sendo que, após criteriosa avaliação, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n Os números são bastante significativos e nos alertam para a importância e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito à educação para todos, ainda na Constituição Política do Império do Brazil de 1824, algo tão básico como ler e escrever um texto simples é inacessível para parcela considerável da população (Brasil, 1824).<br />\r\n Passados 200 anos da garantia constitucional, o país segue com 9,3 milhões de analfabetos considerando a população com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da população não concluiu a escolaridade básica (IBGE, 2024).<br />\r\n Apesar do cenário estatístico não ser nada animador, neste ebook o leitor terá contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educação popular e com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em instituições escolares e não-escolares com o ideal de fazer a diferença na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n Denúncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estratégias para mascarar dados e desafios que sem mobilização e controle social dificilmente serão vencidos também estão presentes nos capítulos a seguir.<br />\r\n Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso país, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n <br />\r\n Forte abraço e uma excelente leitura!<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n ROSÂNGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n ÉRICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf" "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 239 "edicao_id" => 370 "codigo" => "978-65-5222-013-4" "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png" "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que chegamos ao X Congresso Nacional de Educação (X Conedu)! A edição de 2024 teve como mote o tema “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, o evento contou com a participação de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o país e do exterior. O GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submissão de trabalhos, 1621 no total, sendo que, após criteriosa avaliação, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n Os números são bastante significativos e nos alertam para a importância e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito à educação para todos, ainda na Constituição Política do Império do Brazil de 1824, algo tão básico como ler e escrever um texto simples é inacessível para parcela considerável da população (Brasil, 1824).<br />\r\n Passados 200 anos da garantia constitucional, o país segue com 9,3 milhões de analfabetos considerando a população com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da população não concluiu a escolaridade básica (IBGE, 2024).<br />\r\n Apesar do cenário estatístico não ser nada animador, neste ebook o leitor terá contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educação popular e com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em instituições escolares e não-escolares com o ideal de fazer a diferença na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n Denúncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estratégias para mascarar dados e desafios que sem mobilização e controle social dificilmente serão vencidos também estão presentes nos capítulos a seguir.<br />\r\n Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso país, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n <br />\r\n Forte abraço e uma excelente leitura!<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n ROSÂNGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n ÉRICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf" "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }