CULTURA DE PAZ E INCLUSÃO ESCOLAR: SENTIDOS DA POLÍTICA HUMANIZADORA NO TRABALHO DAS PROFESSORAS DO AEE DA REDE DE ENSINO DE FORTALEZA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119162 "edicao_id" => 369 "trabalho_id" => 6144 "inscrito_id" => 12691 "titulo" => "CULTURA DE PAZ E INCLUSÃO ESCOLAR: SENTIDOS DA POLÍTICA HUMANIZADORA NO TRABALHO DAS PROFESSORAS DO AEE DA REDE DE ENSINO DE FORTALEZA" "resumo" => "A investigação analisa como a cultura de paz é promovida, a partir da compreensão dos sentidos políticos do trabalho inclusivo de sete professoras do AEE. De modo específico, buscou identificar os sentidos políticos que as professoras atribuem ao trabalho com a comunidade escolar; e, analisar a relação estabelecida entre os sentidos políticos do trabalho inclusivo e os conceitos de paz positiva e conflito produtivo. O estudo parte da percepção de que a interlocução entre a cultura de paz e a inclusão, por meio da dialógica, favorece a construção da autonomia, como ato de resistência, desconstruindo o conceito de paz como passividade, diante do quadro de violência estrutural presente na escola. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de grupo focal com sete docentes do AEE. Para identificação dos sujeitos foram realizados uma observação participante e um questionário online. A análise dos dados baseou-se em quatro categorias temáticas pré-definidas: sentidos políticos da inclusão, dialógica, paz positiva e conflito produtivo. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Freire, Matos, Jares, Guimarães e Mantoan entre outros e revelou que os docentes atribuem dois sentidos políticos ao trabalho do AEE. O primeiro, como reflexo da regra jurídica, representado na formalidade das leis e na política tradicional, e o segundo, referindo-se às relações intersubjetiva no cotidiano escolar. Também revelou que o sentido político atribuído às relações intersubjetivas contribui para o respeito às diferenças e para a busca de parcerias (professores da sala comum, gestores, equipe multidisciplinar, famílias, técnicas); a problematização da realidade da comunidade, a busca pelo comprometimento com a inclusão e a compreensão da gênese dos conflitos e de sua mediação. No entanto, apesar das docentes compreenderem essa relação, não lhes está caracterizado de forma clara que o trabalho dialógico com a comunidade é uma das suas atribuições." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID12691_TB6144_15102024114242.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:13:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PATRICIA DA SILVA MENDES PATON VIEGAS" "autor_nome_curto" => "PATRICIA PATON" "autor_email" => "patriciapaton.viegas@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119162 "edicao_id" => 369 "trabalho_id" => 6144 "inscrito_id" => 12691 "titulo" => "CULTURA DE PAZ E INCLUSÃO ESCOLAR: SENTIDOS DA POLÍTICA HUMANIZADORA NO TRABALHO DAS PROFESSORAS DO AEE DA REDE DE ENSINO DE FORTALEZA" "resumo" => "A investigação analisa como a cultura de paz é promovida, a partir da compreensão dos sentidos políticos do trabalho inclusivo de sete professoras do AEE. De modo específico, buscou identificar os sentidos políticos que as professoras atribuem ao trabalho com a comunidade escolar; e, analisar a relação estabelecida entre os sentidos políticos do trabalho inclusivo e os conceitos de paz positiva e conflito produtivo. O estudo parte da percepção de que a interlocução entre a cultura de paz e a inclusão, por meio da dialógica, favorece a construção da autonomia, como ato de resistência, desconstruindo o conceito de paz como passividade, diante do quadro de violência estrutural presente na escola. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de grupo focal com sete docentes do AEE. Para identificação dos sujeitos foram realizados uma observação participante e um questionário online. A análise dos dados baseou-se em quatro categorias temáticas pré-definidas: sentidos políticos da inclusão, dialógica, paz positiva e conflito produtivo. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Freire, Matos, Jares, Guimarães e Mantoan entre outros e revelou que os docentes atribuem dois sentidos políticos ao trabalho do AEE. O primeiro, como reflexo da regra jurídica, representado na formalidade das leis e na política tradicional, e o segundo, referindo-se às relações intersubjetiva no cotidiano escolar. Também revelou que o sentido político atribuído às relações intersubjetivas contribui para o respeito às diferenças e para a busca de parcerias (professores da sala comum, gestores, equipe multidisciplinar, famílias, técnicas); a problematização da realidade da comunidade, a busca pelo comprometimento com a inclusão e a compreensão da gênese dos conflitos e de sua mediação. No entanto, apesar das docentes compreenderem essa relação, não lhes está caracterizado de forma clara que o trabalho dialógico com a comunidade é uma das suas atribuições." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID12691_TB6144_15102024114242.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:13:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PATRICIA DA SILVA MENDES PATON VIEGAS" "autor_nome_curto" => "PATRICIA PATON" "autor_email" => "patriciapaton.viegas@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 369 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "logo" => null "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 369 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "logo" => null "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 238 "edicao_id" => 369 "codigo" => "978-65-5222-017-2" "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "prefacio" => """ Nos últimos anos, temas como inclusão, direitos humanos e interculturalidade têm ganhado cada vez mais relevância e despertado a atenção de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sensível e engajada, tratar dessas questões essenciais, promovendo uma reflexão profunda sobre como construímos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n A inclusão é um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discussões sobre como o respeito às diferenças é um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualitária, e como os direitos humanos oferecem a base necessária para a construção de um mundo no qual todos, sem exceção, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n Ao mesmo tempo, o diálogo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de construção coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrelaçam e desafiam, diariamente, nossas concepções de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade é abordada como uma prática de respeito mútuo e de valorização das diversas perspectivas culturais, fomentando a convivência pacífica e a cooperação entre os povos.<br />\r\n A obra que você tem em mãos reúne um conjunto de reflexões, teorias e práticas que visam não só compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condições, mas também apontar caminhos para superá-las. Ela oferece uma visão abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a importância da empatia e da justiça social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n Convidamos você, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das histórias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas práticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem não apenas mudanças de pensamento, mas também ações concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n EDELMA TARGINO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf" "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 238 "edicao_id" => 369 "codigo" => "978-65-5222-017-2" "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "prefacio" => """ Nos últimos anos, temas como inclusão, direitos humanos e interculturalidade têm ganhado cada vez mais relevância e despertado a atenção de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sensível e engajada, tratar dessas questões essenciais, promovendo uma reflexão profunda sobre como construímos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n A inclusão é um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discussões sobre como o respeito às diferenças é um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualitária, e como os direitos humanos oferecem a base necessária para a construção de um mundo no qual todos, sem exceção, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n Ao mesmo tempo, o diálogo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de construção coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrelaçam e desafiam, diariamente, nossas concepções de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade é abordada como uma prática de respeito mútuo e de valorização das diversas perspectivas culturais, fomentando a convivência pacífica e a cooperação entre os povos.<br />\r\n A obra que você tem em mãos reúne um conjunto de reflexões, teorias e práticas que visam não só compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condições, mas também apontar caminhos para superá-las. Ela oferece uma visão abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a importância da empatia e da justiça social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n Convidamos você, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das histórias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas práticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem não apenas mudanças de pensamento, mas também ações concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n EDELMA TARGINO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf" "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }