Artigo CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-017-2

ATUAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NA REDE PÚBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
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                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
                  EDELMA TARGINO<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
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                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
                  EDELMA TARGINO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este estudo possui como foco compreender a atuação e práticas de docentes na rede pública no contexto da educação inclusiva no município de Redenção, no ensino fundamental I. O interesse pelo estudo surgiu da experiência no campo de atuação da educação inclusiva como estagiário “cuidador” de apoio às crianças com deficiências nas salas de aulas regulares de escolas municipais apoiadas pelo NAPE (Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado) em parceria com a Secretária de Educação de Redenção. No decorrer do exercício como estagiário cuidador percebeu-se que as propostas de atividades trazidas pelos docentes para os alunos/as com deficiência não eram as mesmas que estavam sendo proposta para os demais alunos/as. Acreditamos ser fundamental olharmos para as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes no processo de ensino e aprendizagem no sentido de saber se estão promovendo a inclusão ou exclusão dos/as alunos/as público alvo da educação inclusiva. Pretende-se olhar a teoria e a prática desenvolvida pelos docentes, bem como os desafios que os mesmos enfrentam na educação inclusiva cotidianamente. Dito isso, o que propomos com este estudo é contribuir com reflexões, buscando compreender como a inclusão vem sendo desenvolvida nos espaços escolares; como a escola assume o papel de mediação na adequação/socialização da criança no ambiente escolar, de forma a garantir ou oferecer condições favoráveis a todos/as para a sua aprendizagem. A pesquisa tem um caráter qualitativo, fazendo uso da pesquisa bibliográfica e de observações na escola campo de estágio/pesquisa. Por fim, entendemos que educação inclusiva exige uma mudança de paradigma e (re)construção do modelo educacional tradicional nas escolas, assim como nos serviços de atendimento especializado. Entretanto, os docentes precisam estar em constante busca de outras formas (re)pensar sua maneira de ensinar, com metodologias mais assertivas, primando pela qualidade e equidade na educação para todos/as.

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