Artigo CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-017-2

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS COM TEA SOBRE A INCLUSÃO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRO CAMPUS PORTO VELHO CALAMA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
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A pesquisa ocorre no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (TIIEM) do IFRO Campus Porto Velho Calama, pois é o curso que possui o maior número de alunos autistas com laudo. É fundamental que os profissionais de educação possam entender as diversas singularidades dos indivíduos, inclusive os com TEA, buscando fornecer elementos para criar um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor. Com isso, este estudo apresenta a seguinte problemática: Como as ações de inclusão contemplam as necessidades de ingresso e acolhimento dos alunos com TEA no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRO Campus Porto Velho Calama? Para o desenvolvimento desta pesquisa, será utilizada a metodologia do estudo de caso. 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""" "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO&nbsp;<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n EDELMA TARGINO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf" "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo contribuir com a proposição de ações voltadas ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da Educação Profissional, partindo da investigação de suas habilidades, necessidades e suas representações sociais sobre a inclusão e o acolhimento Estudantil no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). A pesquisa ocorre no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (TIIEM) do IFRO Campus Porto Velho Calama, pois é o curso que possui o maior número de alunos autistas com laudo. É fundamental que os profissionais de educação possam entender as diversas singularidades dos indivíduos, inclusive os com TEA, buscando fornecer elementos para criar um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor. Com isso, este estudo apresenta a seguinte problemática: Como as ações de inclusão contemplam as necessidades de ingresso e acolhimento dos alunos com TEA no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRO Campus Porto Velho Calama? Para o desenvolvimento desta pesquisa, será utilizada a metodologia do estudo de caso. As fontes para geração de dados são pesquisas bibliográficas, documental, roda de conversa com membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas e alunos com TEA do Curso TIIEM, além da utilização de mapas mentais baseados na metodologia proposta por Kozel (2009). A análise dos resultados será construída na perspectiva da Teoria das representações sociais de Moscovici (2007). Os resultados da pesquisa buscam: uma maior compreensão do universo autista e de sua realidade; contribuir para estimular o debate em torno das práticas já implementadas e a implementação de novas; incentivar os alunos com TEA a buscar o apoio institucional; e adicionalmente, a elaboração de um "Guia de acolhimento" sobre ações de inclusão de estudantes com deficiência, especialmente com autismo, disponibilizando-o no site do IFRO para os interessados. (Projeto em andamento)

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