Artigo CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-017-2

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEITO E CONTEXTO HISTÓRICO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119158
    "edicao_id" => 369
    "trabalho_id" => 4823
    "inscrito_id" => 12619
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEITO E CONTEXTO HISTÓRICO"
    "resumo" => "A temática da educação inclusiva tem ganhado destaque crescente em nossa sociedade contemporânea, refletindo uma preocupação genuína com a equidade e o acesso ao aprendizado para todos. O aumento de 29,3% no número de matrículas na educação especial, conforme registrado pelo Censo de 2022, evidencia não apenas uma mudança quantitativa, mas também uma transformação qualitativa em nossas políticas educacionais. Esse crescimento reflete um compromisso renovado em garantir que cada aluno, independentemente de suas necessidades e capacidades, tenha a oportunidade de participar plenamente do sistema educacional. Este avanço é um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde cada indivíduo é reconhecido e valorizado por sua singularidade. O trabalho que se apresenta é parte de uma pesquisa mais ampla acerca da educação inclusiva e o uso de tecnologias de informação e comunicação na percepção de docentes de uma escola pública de Fortaleza. O mesmo é um estudo bibliográfico e de análise mista de dados, que propõe identificar os principais marcos históricos e eventos que impulsionaram o surgimento e desenvolvimento da educação inclusiva, contextualizá-la e traçar um panorama histórico da evolução da educação inclusiva ao longo do tempo. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão da evolução histórica e dos marcos importantes da educação inclusiva, destacando o crescimento das matrículas na educação especial. O estudo visa fornecer um panorama das mudanças nas políticas educacionais e reforçar o compromisso com uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde todos os alunos são valorizados por suas singularidades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID12619_TB4823_02102024205311.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:13:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA FREIRE CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Joelma Freire"
    "autor_email" => "joelmafreire2@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119158
    "edicao_id" => 369
    "trabalho_id" => 4823
    "inscrito_id" => 12619
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEITO E CONTEXTO HISTÓRICO"
    "resumo" => "A temática da educação inclusiva tem ganhado destaque crescente em nossa sociedade contemporânea, refletindo uma preocupação genuína com a equidade e o acesso ao aprendizado para todos. O aumento de 29,3% no número de matrículas na educação especial, conforme registrado pelo Censo de 2022, evidencia não apenas uma mudança quantitativa, mas também uma transformação qualitativa em nossas políticas educacionais. Esse crescimento reflete um compromisso renovado em garantir que cada aluno, independentemente de suas necessidades e capacidades, tenha a oportunidade de participar plenamente do sistema educacional. Este avanço é um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde cada indivíduo é reconhecido e valorizado por sua singularidade. O trabalho que se apresenta é parte de uma pesquisa mais ampla acerca da educação inclusiva e o uso de tecnologias de informação e comunicação na percepção de docentes de uma escola pública de Fortaleza. O mesmo é um estudo bibliográfico e de análise mista de dados, que propõe identificar os principais marcos históricos e eventos que impulsionaram o surgimento e desenvolvimento da educação inclusiva, contextualizá-la e traçar um panorama histórico da evolução da educação inclusiva ao longo do tempo. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão da evolução histórica e dos marcos importantes da educação inclusiva, destacando o crescimento das matrículas na educação especial. O estudo visa fornecer um panorama das mudanças nas políticas educacionais e reforçar o compromisso com uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde todos os alunos são valorizados por suas singularidades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID12619_TB4823_02102024205311.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:13:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA FREIRE CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Joelma Freire"
    "autor_email" => "joelmafreire2@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 369
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png"
        "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:54:04"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 369
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png"
        "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:54:04"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 238
                "edicao_id" => 369
                "codigo" => "978-65-5222-017-2"
                "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
                  EDELMA TARGINO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf"
                "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:54:04"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 238
                "edicao_id" => 369
                "codigo" => "978-65-5222-017-2"
                "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
                  EDELMA TARGINO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf"
                "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:54:04"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A temática da educação inclusiva tem ganhado destaque crescente em nossa sociedade contemporânea, refletindo uma preocupação genuína com a equidade e o acesso ao aprendizado para todos. O aumento de 29,3% no número de matrículas na educação especial, conforme registrado pelo Censo de 2022, evidencia não apenas uma mudança quantitativa, mas também uma transformação qualitativa em nossas políticas educacionais. Esse crescimento reflete um compromisso renovado em garantir que cada aluno, independentemente de suas necessidades e capacidades, tenha a oportunidade de participar plenamente do sistema educacional. Este avanço é um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde cada indivíduo é reconhecido e valorizado por sua singularidade. O trabalho que se apresenta é parte de uma pesquisa mais ampla acerca da educação inclusiva e o uso de tecnologias de informação e comunicação na percepção de docentes de uma escola pública de Fortaleza. O mesmo é um estudo bibliográfico e de análise mista de dados, que propõe identificar os principais marcos históricos e eventos que impulsionaram o surgimento e desenvolvimento da educação inclusiva, contextualizá-la e traçar um panorama histórico da evolução da educação inclusiva ao longo do tempo. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão da evolução histórica e dos marcos importantes da educação inclusiva, destacando o crescimento das matrículas na educação especial. O estudo visa fornecer um panorama das mudanças nas políticas educacionais e reforçar o compromisso com uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde todos os alunos são valorizados por suas singularidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.