EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEITO E CONTEXTO HISTÓRICO
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119158 "edicao_id" => 369 "trabalho_id" => 4823 "inscrito_id" => 12619 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEITO E CONTEXTO HISTÓRICO" "resumo" => "A temática da educação inclusiva tem ganhado destaque crescente em nossa sociedade contemporânea, refletindo uma preocupação genuína com a equidade e o acesso ao aprendizado para todos. O aumento de 29,3% no número de matrículas na educação especial, conforme registrado pelo Censo de 2022, evidencia não apenas uma mudança quantitativa, mas também uma transformação qualitativa em nossas políticas educacionais. Esse crescimento reflete um compromisso renovado em garantir que cada aluno, independentemente de suas necessidades e capacidades, tenha a oportunidade de participar plenamente do sistema educacional. Este avanço é um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde cada indivíduo é reconhecido e valorizado por sua singularidade. O trabalho que se apresenta é parte de uma pesquisa mais ampla acerca da educação inclusiva e o uso de tecnologias de informação e comunicação na percepção de docentes de uma escola pública de Fortaleza. O mesmo é um estudo bibliográfico e de análise mista de dados, que propõe identificar os principais marcos históricos e eventos que impulsionaram o surgimento e desenvolvimento da educação inclusiva, contextualizá-la e traçar um panorama histórico da evolução da educação inclusiva ao longo do tempo. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão da evolução histórica e dos marcos importantes da educação inclusiva, destacando o crescimento das matrículas na educação especial. O estudo visa fornecer um panorama das mudanças nas políticas educacionais e reforçar o compromisso com uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde todos os alunos são valorizados por suas singularidades." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID12619_TB4823_02102024205311.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:13:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA FREIRE CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "Joelma Freire" "autor_email" => "joelmafreire2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119158 "edicao_id" => 369 "trabalho_id" => 4823 "inscrito_id" => 12619 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEITO E CONTEXTO HISTÓRICO" "resumo" => "A temática da educação inclusiva tem ganhado destaque crescente em nossa sociedade contemporânea, refletindo uma preocupação genuína com a equidade e o acesso ao aprendizado para todos. O aumento de 29,3% no número de matrículas na educação especial, conforme registrado pelo Censo de 2022, evidencia não apenas uma mudança quantitativa, mas também uma transformação qualitativa em nossas políticas educacionais. Esse crescimento reflete um compromisso renovado em garantir que cada aluno, independentemente de suas necessidades e capacidades, tenha a oportunidade de participar plenamente do sistema educacional. Este avanço é um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde cada indivíduo é reconhecido e valorizado por sua singularidade. O trabalho que se apresenta é parte de uma pesquisa mais ampla acerca da educação inclusiva e o uso de tecnologias de informação e comunicação na percepção de docentes de uma escola pública de Fortaleza. O mesmo é um estudo bibliográfico e de análise mista de dados, que propõe identificar os principais marcos históricos e eventos que impulsionaram o surgimento e desenvolvimento da educação inclusiva, contextualizá-la e traçar um panorama histórico da evolução da educação inclusiva ao longo do tempo. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão da evolução histórica e dos marcos importantes da educação inclusiva, destacando o crescimento das matrículas na educação especial. O estudo visa fornecer um panorama das mudanças nas políticas educacionais e reforçar o compromisso com uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde todos os alunos são valorizados por suas singularidades." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID12619_TB4823_02102024205311.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:13:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA FREIRE CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "Joelma Freire" "autor_email" => "joelmafreire2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 369 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "logo" => null "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 369 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "logo" => null "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 238 "edicao_id" => 369 "codigo" => "978-65-5222-017-2" "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "prefacio" => """ Nos últimos anos, temas como inclusão, direitos humanos e interculturalidade têm ganhado cada vez mais relevância e despertado a atenção de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sensível e engajada, tratar dessas questões essenciais, promovendo uma reflexão profunda sobre como construímos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n A inclusão é um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discussões sobre como o respeito às diferenças é um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualitária, e como os direitos humanos oferecem a base necessária para a construção de um mundo no qual todos, sem exceção, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n Ao mesmo tempo, o diálogo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de construção coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrelaçam e desafiam, diariamente, nossas concepções de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade é abordada como uma prática de respeito mútuo e de valorização das diversas perspectivas culturais, fomentando a convivência pacífica e a cooperação entre os povos.<br />\r\n A obra que você tem em mãos reúne um conjunto de reflexões, teorias e práticas que visam não só compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condições, mas também apontar caminhos para superá-las. Ela oferece uma visão abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a importância da empatia e da justiça social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n Convidamos você, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das histórias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas práticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem não apenas mudanças de pensamento, mas também ações concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n EDELMA TARGINO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf" "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 238 "edicao_id" => 369 "codigo" => "978-65-5222-017-2" "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "prefacio" => """ Nos últimos anos, temas como inclusão, direitos humanos e interculturalidade têm ganhado cada vez mais relevância e despertado a atenção de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sensível e engajada, tratar dessas questões essenciais, promovendo uma reflexão profunda sobre como construímos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n A inclusão é um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discussões sobre como o respeito às diferenças é um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualitária, e como os direitos humanos oferecem a base necessária para a construção de um mundo no qual todos, sem exceção, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n Ao mesmo tempo, o diálogo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de construção coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrelaçam e desafiam, diariamente, nossas concepções de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade é abordada como uma prática de respeito mútuo e de valorização das diversas perspectivas culturais, fomentando a convivência pacífica e a cooperação entre os povos.<br />\r\n A obra que você tem em mãos reúne um conjunto de reflexões, teorias e práticas que visam não só compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condições, mas também apontar caminhos para superá-las. Ela oferece uma visão abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a importância da empatia e da justiça social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n Convidamos você, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das histórias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas práticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem não apenas mudanças de pensamento, mas também ações concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n EDELMA TARGINO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf" "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }