Artigo CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-011-0

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CEARÁ: CONQUISTAS E CONTRADIÇÕES NO CENÁRIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118998
    "edicao_id" => 364
    "trabalho_id" => 5814
    "inscrito_id" => 15764
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CEARÁ: CONQUISTAS E CONTRADIÇÕES NO CENÁRIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O trabalho apresentado é fruto de uma pesquisa de iniciação científica, realizada entre os anos de 2021 e 2022, e que teve como objetivo principal analisar a educação para as relações étnico\x02raciais nas escolas do Ceará no contexto de implementação do Novo Ensino Médio. Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, com ênfase em entrevistas realizadas com professores de Sociologia da rede pública de ensino, além da análise documental, em especial, do Documento Curricular Referencial do Estado do Ceará (DCRC) e o Catálogo das Unidades Curriculares Eletivas. As Leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem o ensino de História e das culturas afrobrasileiras e indígenas nas instituições de ensino, é uma importante conquista, fruto da atuação histórica dos movimentos negro e indígena no Brasil. Além de introduzir temas, conceitos e teorias pertinentes para o processo de descolonizaçao curricular, essas leis são importantes para o combate ao racismo epistêmico presente na formação de professores. Dentre os dados da pesquisa, destacam-se: o papel dos movimentos negro e indígena como articuladores e tradutores dos saberes ancestrais, tão importante para que a sua memória e história não sejam perdidas. A falta de formação docente adequada para abordar os temas que constituem as unidades curriculares voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais. As tensões e os conflitos entre o currículo formal/prescrito e os saberes experienciais que são vividos no chão da escola e, por último, a intolerância religiosa como um dos principais fatores que obstaculariza a efetivação das leis 10.639/03 e 11.645/08."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15764_TB5814_26102024233459.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:00:00"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELY PERES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MICHELY"
    "autor_email" => "michely.andrade@uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 17:00:01"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118998
    "edicao_id" => 364
    "trabalho_id" => 5814
    "inscrito_id" => 15764
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CEARÁ: CONQUISTAS E CONTRADIÇÕES NO CENÁRIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O trabalho apresentado é fruto de uma pesquisa de iniciação científica, realizada entre os anos de 2021 e 2022, e que teve como objetivo principal analisar a educação para as relações étnico\x02raciais nas escolas do Ceará no contexto de implementação do Novo Ensino Médio. Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, com ênfase em entrevistas realizadas com professores de Sociologia da rede pública de ensino, além da análise documental, em especial, do Documento Curricular Referencial do Estado do Ceará (DCRC) e o Catálogo das Unidades Curriculares Eletivas. As Leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem o ensino de História e das culturas afrobrasileiras e indígenas nas instituições de ensino, é uma importante conquista, fruto da atuação histórica dos movimentos negro e indígena no Brasil. Além de introduzir temas, conceitos e teorias pertinentes para o processo de descolonizaçao curricular, essas leis são importantes para o combate ao racismo epistêmico presente na formação de professores. Dentre os dados da pesquisa, destacam-se: o papel dos movimentos negro e indígena como articuladores e tradutores dos saberes ancestrais, tão importante para que a sua memória e história não sejam perdidas. A falta de formação docente adequada para abordar os temas que constituem as unidades curriculares voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais. As tensões e os conflitos entre o currículo formal/prescrito e os saberes experienciais que são vividos no chão da escola e, por último, a intolerância religiosa como um dos principais fatores que obstaculariza a efetivação das leis 10.639/03 e 11.645/08."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15764_TB5814_26102024233459.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:00:00"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELY PERES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MICHELY"
    "autor_email" => "michely.andrade@uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 17:00:01"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 364
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6"
        "logo" => null
        "capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg"
        "timbrado" => "6791034ec41a6_22012025114014.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 17:00:01"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 364
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6"
        "logo" => null
        "capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg"
        "timbrado" => "6791034ec41a6_22012025114014.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 17:00:01"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 233
                "edicao_id" => 364
                "codigo" => "978-65-5222-011-0"
                "capa" => "6791034ec69de_22012025114014.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Mojub&aacute;!<br />\r\n
                  Em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), nos dias 19 a 21 de setembro de 2024, reuniu pensadores, pesquisadores, educadores e estudantes para refletir sobre os &ldquo;Contrastes, diversidade e inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Como resultado desses debates, este e-book nos revela preciosos trabalhos que contribu&iacute;ram nesta discuss&atilde;o.<br />\r\n
                  No Grupo de Trabalho (GT-06), voltado para a &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-raciais&rdquo;, coordenado por mim, os trabalhos avaliados (por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores dedicados, que aprecio e agrade&ccedil;o) e apresentados durante o evento demonstraram o quanto a pesquisa neste campo tem, a cada ano, se diversificado e compreendido a import&acirc;ncia das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais em todos os campos da educa&ccedil;&atilde;o: dentro e fora da escola, na gest&atilde;o, na forma&ccedil;&atilde;o de professores, nos curr&iacute;culos, nas disciplinas, em todas as etapas, modalidades, eixos e n&iacute;veis. Por isso, este lugar privilegiado de pensar coletivamente as rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio.<br />\r\n
                  Com a implementa&ccedil;&atilde;o da Lei n.&ordm; 10.639/2003, nas duas &uacute;ltimas d&eacute;cadas, houve mudan&ccedil;as educativas significativas, diante da obrigatoriedade da legisla&ccedil;&atilde;o; embora &nbsp;ainda haja um coletivo inerte que se op&otilde;e &agrave; compreens&atilde;o dessa lei como um direito, os trabalhos neste GT demonstraram que educadoras e educadores t&ecirc;m constru&iacute;do uma cultura em prol de uma educa&ccedil;&atilde;o antirracista de respeito aos direitos humanos e &agrave;s diferen&ccedil;as. &nbsp;Os cap&iacute;tulos aqui selecionados trazem pesquisas, em diferentes campos, metodologias e etapas, que buscam ratificar o espa&ccedil;o expressivo e o lugar comprometido que a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica em prol das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais tem ocupado, que tamb&eacute;m envolve uma postura n&atilde;o omissa, capaz de interferir em valores, posturas, estigmas e julgamentos excludentes presentes na educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  Assim, como prop&otilde;e o t&iacute;tulo, os contrastes precisam ser abordados e revelados porque &nbsp;comp&otilde;em a diversidade &eacute;tnico-racial que, por sua vez, exige &nbsp;inclus&atilde;o presente e &nbsp;leg&iacute;tima em todos os espa&ccedil;os educativos. Esses tr&ecirc;s quesitos se entrela&ccedil;am nos cap&iacute;tulos apresentados. Todas, todos e todes est&atilde;o convidados a apreci&aacute;-los, ler, reler e conversar com autoras e autores. N&atilde;o deixem a oportunidade passar em debater, mais uma vez, &nbsp;a educa&ccedil;&atilde;o para o pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Voc&ecirc;s s&atilde;o convidados a fazer (e tomar) parte!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  DENISE LIMA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  DENISE MARIA SOARES LIMA<br />\r\n
                  LILIAN MARIA DA SILVA MELLO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  THAMARA FIGUEIREDO<br />\r\n
                  HEDGARD RODRIGUES DA SILVA<br />\r\n
                  TEREZA LUIZA DE FRAN&Ccedil;A<br />\r\n
                  ANA RITA DE C&Aacute;SSIA SILVA OLIVEIRA<br />\r\n
                  CHRISTINA PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO CARLOS VIEIRA PINTO<br />\r\n
                  CRISTIANE SOUSA DA SILVA<br />\r\n
                  RAFAEL MASCARENHAS MATOS<br />\r\n
                  RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  GABRIELE DA SILVA ANTUNES<br />\r\n
                  DAVISON DA SILVA SOUZA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793dbaf5c4f7_24012025152759.pdf"
                "arquivo" => "28012025165721-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL-3.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 17:00:01"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 233
                "edicao_id" => 364
                "codigo" => "978-65-5222-011-0"
                "capa" => "6791034ec69de_22012025114014.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Mojub&aacute;!<br />\r\n
                  Em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), nos dias 19 a 21 de setembro de 2024, reuniu pensadores, pesquisadores, educadores e estudantes para refletir sobre os &ldquo;Contrastes, diversidade e inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Como resultado desses debates, este e-book nos revela preciosos trabalhos que contribu&iacute;ram nesta discuss&atilde;o.<br />\r\n
                  No Grupo de Trabalho (GT-06), voltado para a &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o e Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico-raciais&rdquo;, coordenado por mim, os trabalhos avaliados (por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores dedicados, que aprecio e agrade&ccedil;o) e apresentados durante o evento demonstraram o quanto a pesquisa neste campo tem, a cada ano, se diversificado e compreendido a import&acirc;ncia das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais em todos os campos da educa&ccedil;&atilde;o: dentro e fora da escola, na gest&atilde;o, na forma&ccedil;&atilde;o de professores, nos curr&iacute;culos, nas disciplinas, em todas as etapas, modalidades, eixos e n&iacute;veis. Por isso, este lugar privilegiado de pensar coletivamente as rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio.<br />\r\n
                  Com a implementa&ccedil;&atilde;o da Lei n.&ordm; 10.639/2003, nas duas &uacute;ltimas d&eacute;cadas, houve mudan&ccedil;as educativas significativas, diante da obrigatoriedade da legisla&ccedil;&atilde;o; embora &nbsp;ainda haja um coletivo inerte que se op&otilde;e &agrave; compreens&atilde;o dessa lei como um direito, os trabalhos neste GT demonstraram que educadoras e educadores t&ecirc;m constru&iacute;do uma cultura em prol de uma educa&ccedil;&atilde;o antirracista de respeito aos direitos humanos e &agrave;s diferen&ccedil;as. &nbsp;Os cap&iacute;tulos aqui selecionados trazem pesquisas, em diferentes campos, metodologias e etapas, que buscam ratificar o espa&ccedil;o expressivo e o lugar comprometido que a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica em prol das rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais tem ocupado, que tamb&eacute;m envolve uma postura n&atilde;o omissa, capaz de interferir em valores, posturas, estigmas e julgamentos excludentes presentes na educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  Assim, como prop&otilde;e o t&iacute;tulo, os contrastes precisam ser abordados e revelados porque &nbsp;comp&otilde;em a diversidade &eacute;tnico-racial que, por sua vez, exige &nbsp;inclus&atilde;o presente e &nbsp;leg&iacute;tima em todos os espa&ccedil;os educativos. Esses tr&ecirc;s quesitos se entrela&ccedil;am nos cap&iacute;tulos apresentados. Todas, todos e todes est&atilde;o convidados a apreci&aacute;-los, ler, reler e conversar com autoras e autores. N&atilde;o deixem a oportunidade passar em debater, mais uma vez, &nbsp;a educa&ccedil;&atilde;o para o pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio. Voc&ecirc;s s&atilde;o convidados a fazer (e tomar) parte!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  DENISE LIMA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  DENISE MARIA SOARES LIMA<br />\r\n
                  LILIAN MARIA DA SILVA MELLO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  THAMARA FIGUEIREDO<br />\r\n
                  HEDGARD RODRIGUES DA SILVA<br />\r\n
                  TEREZA LUIZA DE FRAN&Ccedil;A<br />\r\n
                  ANA RITA DE C&Aacute;SSIA SILVA OLIVEIRA<br />\r\n
                  CHRISTINA PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO CARLOS VIEIRA PINTO<br />\r\n
                  CRISTIANE SOUSA DA SILVA<br />\r\n
                  RAFAEL MASCARENHAS MATOS<br />\r\n
                  RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  GABRIELE DA SILVA ANTUNES<br />\r\n
                  DAVISON DA SILVA SOUZA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793dbaf5c4f7_24012025152759.pdf"
                "arquivo" => "28012025165721-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL-3.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 17:00:01"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O trabalho apresentado é fruto de uma pesquisa de iniciação científica, realizada entre os anos de 2021 e 2022, e que teve como objetivo principal analisar a educação para as relações étnicoraciais nas escolas do Ceará no contexto de implementação do Novo Ensino Médio. Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, com ênfase em entrevistas realizadas com professores de Sociologia da rede pública de ensino, além da análise documental, em especial, do Documento Curricular Referencial do Estado do Ceará (DCRC) e o Catálogo das Unidades Curriculares Eletivas. As Leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem o ensino de História e das culturas afrobrasileiras e indígenas nas instituições de ensino, é uma importante conquista, fruto da atuação histórica dos movimentos negro e indígena no Brasil. Além de introduzir temas, conceitos e teorias pertinentes para o processo de descolonizaçao curricular, essas leis são importantes para o combate ao racismo epistêmico presente na formação de professores. Dentre os dados da pesquisa, destacam-se: o papel dos movimentos negro e indígena como articuladores e tradutores dos saberes ancestrais, tão importante para que a sua memória e história não sejam perdidas. A falta de formação docente adequada para abordar os temas que constituem as unidades curriculares voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais. As tensões e os conflitos entre o currículo formal/prescrito e os saberes experienciais que são vividos no chão da escola e, por último, a intolerância religiosa como um dos principais fatores que obstaculariza a efetivação das leis 10.639/03 e 11.645/08.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.