Mojubá!
Em sua décima edição, o X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), nos dias 19 a 21 de setembro de 2024, reuniu pensadores, pesquisadores, educadores e estudantes para refletir sobre os “Contrastes, diversidade e inclusão: a educação no próximo decênio. Como resultado desses debates, este e-book nos revela preciosos trabalhos que contribuíram nesta discussão.
No Grupo de Trabalho (GT-06), voltado para a “Educação e Relações Étnico-raciais”, coordenado por mim, os trabalhos avaliados (por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores dedicados, que aprecio e agradeço) e apresentados durante o evento demonstraram o quanto a pesquisa neste campo tem, a cada ano, se diversificado e compreendido a importância das relações étnico-raciais em todos os campos da educação: dentro e fora da escola, na gestão, na formação de professores, nos currículos, nas disciplinas, em todas as etapas, modalidades, eixos e níveis. Por isso, este lugar privilegiado de pensar coletivamente as relações étnico-raciais no próximo decênio.
Com a implementação da Lei n.º 10.639/2003, nas duas últimas décadas, houve mudanças educativas significativas, diante da obrigatoriedade da legislação; embora ainda haja um coletivo inerte que se opõe à compreensão dessa lei como um direito, os trabalhos neste GT demonstraram que educadoras e educadores têm construído uma cultura em prol de uma educação antirracista de respeito aos direitos humanos e às diferenças. Os capítulos aqui selecionados trazem pesquisas, em diferentes campos, metodologias e etapas, que buscam ratificar o espaço expressivo e o lugar comprometido que a prática pedagógica em prol das relações étnico-raciais tem ocupado, que também envolve uma postura não omissa, capaz de interferir em valores, posturas, estigmas e julgamentos excludentes presentes na educação.
Assim, como propõe o título, os contrastes precisam ser abordados e revelados porque compõem a diversidade étnico-racial que, por sua vez, exige inclusão presente e legítima em todos os espaços educativos. Esses três quesitos se entrelaçam nos capítulos apresentados. Todas, todos e todes estão convidados a apreciá-los, ler, reler e conversar com autoras e autores. Não deixem a oportunidade passar em debater, mais uma vez, a educação para o próximo decênio. Vocês são convidados a fazer (e tomar) parte!